Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil, com qualidade do ar monitorada

Objetivo é implementar ações para a redução dos gases de efeito estufa

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil, com qualidade do ar monitorada

Centro do Rio terá primeiro distrito de baixa emissão de carbono do país. O lançamento do projeto foi nesta quarta-feira (29).  Em uma área de mais de dois quilômetros quadrados no centro da cidade, entre o Boulevard Olímpico, o tradicional Campo de Santana e as avenidas Beira Mar e Marechal Floriano, serão criadas ruas verdes, que terão a qualidade do ar monitorada. Objetivo é implementar ações para a redução dos gases de efeito estufa.

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

O lançamento faz parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente, junho, dedicado a promover conscientização ambiental e à reflexão sobre a responsabilidade compartilhada para um planeta saudável.

O projeto também faz parte do Reviver Centro, que pretende estimular a ocupação sustentável na região central da capital fluminense, como explica o subsecretário de Planejamento, Jean Cari.

Segundo a prefeitura carioca, um dos objetivos do Distrito de Baixa Emissão é a promoção da mobilidade limpa e inclusiva, ampliando a malha cicloviária, uma alternativa sustentável para o transporte e o lazer de cariocas e turistas. A iniciativa está alinhada, ainda, à campanha global Cidades Pedaláveis da qual o município do Rio participa como um dos líderes. 

Ao final do evento desta quarta-feira (29), um grupo de pessoas participou de uma bicicletada, num circuito de dois quilômetros pelo centro da cidade.