AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Revista

Revista Biomassa & Bioenergia tem versão digital

Redação Biomassa & Bioenergia
14-Nov-2011 10:19 - Atualizado em 20/04/2016 14:42

Interativa, moderna e fácil de navegar, a edição n°0 de Biomassa & Bioenergia está disponível também em formato flipbook (revista digitalizada, para folheá-la virtualmente). A nova publicação da editora Gessulli Agribusiness terá periodicidade bimestral e nasceu com o objetivo de se tornar um amplo fórum de debates de temas relevantes a estes dois crescentes setores. Nesta e nas próximas edições, você terá sempre a disposição informações técnicas, de mercado e sobre tendências em tecnologia por meio de entrevistas, artigos técnico-científicos e matérias jornalísticas. Tudo em linguagem dinâmica e acessível às pessoas que buscam um primeiro contato com estes setores. Da mesma forma, trará conteúdos específicos e direcionados a quem já é iniciado nas questões de importância à cadeia produtiva da biomassa e/ou relacionadas à bioenergia.

Há em todo o mundo uma busca por fontes alternativas de energia; e que sejam renováveis e limpas. É um desafio imposto à comunidade internacional frente ao progressivo esgotamento das fontes combustíveis fósseis e aos impactos ambientais gerados pelo seu uso. É este um processo em andamento no qual há mais perguntas do que respostas; mais pesquisas a serem feitas do que concluídas. É a realidade de um mercado muito mais em formação do que maduro. E ao longo de todo este processo se faz necessário o desenvolvimento de novas tecnologias, a construção de novas bases de conhecimento, a conscientização da população e o debate entre diferentes vertentes de pensamento, embasados em pesquisas e estudos.

O papel da Biomassa & Bioenergia será o de aglutinar toda esta amálgama de informações, filtrando as realmente relevantes, vindo a se tornar um canal de comunicação para o debate e para a difusão de novas pesquisas. Será o de tentar interligar os elos que compõem esta nascente cadeia produtiva. É este o desafio que a publicação se propõe; e sua pequena contribuição para o desenvolvimento destes dois setores.

Nesta primeira edição:

Notícias
Fique por dentro das principais novidade e mais recentes acontecimentos dos segmentos de bioenergia e biomassa.

Capa
Reforma da legislação energética na Alemanha prevê a desativação de todas as usinas atômicas no país até 2022. Primeira grande potência econômica a encerrar sua atividade nuclear, a Alemanha tem agora o desafio de diversificar sua matriz energética e promover novas fontes de energias renováveis.

Entrevista
Eduardo Soffioni, Sales Maneger da Divisão de Ração e Biomassa da Andritz Feed & Biofuel fala sobre o mercado mundial de biopellets, principalmente os de madeira, suas potencialidades no Brasil e as perspectivas de crescimento global desse tipo de produto nos próximos anos.

Briquetes
Entre as espécies florestais de importância econômica no norte do País, destaca-se o Paricá. Estudo dos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) faz uma análise da briquetagem de resíduos desse tipo de madeira e avalia sua viabilidade como insumo energético.

Acesse a versão digital clicando aqui!

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade