Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraná

Residências batem recorde no consumo de gás natural

O volume de gás natural fornecido ao segmento residencial no mês de junho foi o maior do ano, no Paraná

O volume de gás natural fornecido ao segmento residencial no mês de junho foi o maior do ano, no Paraná. De acordo com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), no período, o consumo residencial ultrapassou a marca de 31,6 mil metros cúbicos por dia, mantendo a Companhia como a terceira maior do país em volume de vendas para o setor, ficando atrás somente da Comgás, de São Paulo, e da Gás Natural Fenosa, do Rio de Janeiro.

No balanço do primeiro semestre, o volume de gás natural fornecido para as unidades residenciais foi 14% maior em relação ao mesmo período de 2016, o que corresponde a uma média de 22.779 metros cúbicos por dia.

Vantagens

As vantagens oferecidas pelo gás natural estão entre as principais causas para o aumento no volume distribuído e também no número de clientes. Além dos novos condomínios já construídos com a rede de gás natural, cada vez mais empreendimentos já habitados migram para o uso do combustível.

Desde o início do ano até o mês de junho, a Compagas registrou a ligação de 43 prédios residenciais, o que representa mais 1.564 novos domicílios que passaram a utilizar o gás natural. Ao todo, são 777 edifícios atendidos pela rede de distribuição, totalizando mais de 37 mil unidades residenciais com o combustível canalizado.

O gerente de vendas para o segmento residencial da Compagas, Justino Pinho, explica que, por ser Curitiba a capital mais fria do país, o gás natural oferece muitas vantagens para os consumidores finais, como a segurança e a economia em relação ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). “Por apresentar densidade específica menor que a do ar, em casos de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes”, disse ele.

“O fornecimento contínuo elimina a preocupação do consumidor com estoque de combustível e, além disso, não é preciso destinar um local do edifício para armazenar cilindros de gás, o que otimiza as áreas comuns do prédio e reduz o trânsito de caminhões que atrapalham o trânsito e os moradores”, ressaltou Pinho.

Outro ponto forte é a possibilidade da medição individual do consumo, com a fatura emitida em nome do cliente. A Compagas ainda dispõe do serviço de débito automático nos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander.