Entidades

Representantes da América Latina do setor de reciclagem animal lançam Associação Latino Americana de Plantas de Rendimento

Redação Biomassa & Bioenergia
10-Mai-2012 09:33 - Atualizado em 20/04/2016 14:43

,
Com o objetivo de juntas forças para fomentar o setor de reciclagem animal, foi lançada ontem (09/05) durante a Feira Internacional das Graxarias – Fenagra a Associação Latino Americana de Plantas de Rendimento (Graxarias) - ALAPR. De acordo com o vice-presidente da nova entidade, Alexandre Ferreira, a associação visa atender a cadeia em áreas específicas como: biosseguridade, legislação, sustentabilidade e também criar um comitê encarregado para acompanhar cada passo dos projetos da ALAPR, além de promover a produção e o consumo de coprodutos de origem animal, criar novos canais de comercialização e incentivar a educação ambiental de forma ativa nos países participantes. "Vamos trabalhar para que os produtos provenientes da reciclagem animal sejam bem aceitos no mercado latinoamericano. Queremos promover o uso e a produção das proteínas e gorduras de origem animal dentro da cadeia de produção de carne de uma maneira segura.", afirma Ferreira. "Vamos demonstrar que estes produtos têm garantia de uso e podem beneficiar de diversas formas a cadeia das proteínas animais", completa.

No entanto, segundo Ferreira, a falta de conhecimento de como a indústria de reciclagem animal evoluiu e como seus métodos e controles de qualidade melhoram são os maiores entraves do setor. Por isso, educar clientes, governos e orgãos reguladores é o maior desafio da ALAPR. "Iremos participar de eventos nacionais e internacionais e agendaremos reuniões com representantes dos governos latinoamericamos para levar informações importantes da cadeia de reciclagem animal e melhorar nosso trabalho como entidade", explica o vice-presidente da ALAPR, que ainda destaca a aproximação da associação junto ao International Feed Industry Federation (IFIF), para fortalecer as ações propostas.

A ALAPR é formada por empresas e associações de classes de países da América Latina, como Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Panamá. "Empresários e outras empresas interessadas em ingressar na associação são bem-vindas", diz Ferreira, que pontua que o lançamento da entidade conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal (Sincobesp) e também da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra).

Veja nomes dos membros da diretoria da ALAPR:

Presidente: Sergio Nates

Vice-presidente: Alexandre Ferreira

Secretários:  Fernando Mendizabal(México), Vicente (Argentina), Jaime Eduardo (Costa Rica), Alberto (Paraguai), Florêncio (Colombia).

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia