Entidades

Representantes da América Latina do setor de reciclagem animal lançam Associação Latino Americana de Plantas de Rendimento

Redação Biomassa & Bioenergia
10-Mai-2012 09:33 - Atualizado em 20/04/2016 14:43

,
Com o objetivo de juntas forças para fomentar o setor de reciclagem animal, foi lançada ontem (09/05) durante a Feira Internacional das Graxarias – Fenagra a Associação Latino Americana de Plantas de Rendimento (Graxarias) - ALAPR. De acordo com o vice-presidente da nova entidade, Alexandre Ferreira, a associação visa atender a cadeia em áreas específicas como: biosseguridade, legislação, sustentabilidade e também criar um comitê encarregado para acompanhar cada passo dos projetos da ALAPR, além de promover a produção e o consumo de coprodutos de origem animal, criar novos canais de comercialização e incentivar a educação ambiental de forma ativa nos países participantes. "Vamos trabalhar para que os produtos provenientes da reciclagem animal sejam bem aceitos no mercado latinoamericano. Queremos promover o uso e a produção das proteínas e gorduras de origem animal dentro da cadeia de produção de carne de uma maneira segura.", afirma Ferreira. "Vamos demonstrar que estes produtos têm garantia de uso e podem beneficiar de diversas formas a cadeia das proteínas animais", completa.

No entanto, segundo Ferreira, a falta de conhecimento de como a indústria de reciclagem animal evoluiu e como seus métodos e controles de qualidade melhoram são os maiores entraves do setor. Por isso, educar clientes, governos e orgãos reguladores é o maior desafio da ALAPR. "Iremos participar de eventos nacionais e internacionais e agendaremos reuniões com representantes dos governos latinoamericamos para levar informações importantes da cadeia de reciclagem animal e melhorar nosso trabalho como entidade", explica o vice-presidente da ALAPR, que ainda destaca a aproximação da associação junto ao International Feed Industry Federation (IFIF), para fortalecer as ações propostas.

A ALAPR é formada por empresas e associações de classes de países da América Latina, como Argentina, Brasil, Paraguai, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Panamá. "Empresários e outras empresas interessadas em ingressar na associação são bem-vindas", diz Ferreira, que pontua que o lançamento da entidade conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal (Sincobesp) e também da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra).

Veja nomes dos membros da diretoria da ALAPR:

Presidente: Sergio Nates

Vice-presidente: Alexandre Ferreira

Secretários:  Fernando Mendizabal(México), Vicente (Argentina), Jaime Eduardo (Costa Rica), Alberto (Paraguai), Florêncio (Colombia).