Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Região Oeste do Paraná debate biomassa florestal para produção de energia

Evento é promovido pela Embrapa Florestas, CIBiogás, C.Vale e Itaipu e contará com a participação de cerca de 80 pessoas entre técnicos e lideranças da região

Região Oeste do Paraná debate biomassa florestal para produção de energia

.Nos dias 13 e 14/12, em Palotina/PR, acontecem o seminário “Experiências e desafios da produção florestal com foco em biomassa para energia na região oeste do Paraná” e o “Dia de Campo de Silvicultura – Áreas de produção de madeira da C.Vale”, com o objetivo de discutir as possibilidades e potencialidades da produção florestal para geração de energia. O evento é promovido pela Embrapa Florestas, CIBiogás, C.Vale e Itaipu e contará com a participação de cerca de 80 pessoas entre técnicos e lideranças da região.

A região oeste do Paraná tem importância estratégica na produção de grãos e de proteína animal. Estas cadeias produtivas necessitam de biomassa florestal para energia térmica, seja na secagem de grãos, nas caldeiras das agroindústrias, no aquecimento de aviários ou em outras atividades do agronegócio. Essa demanda por biomassa de madeira contrasta com a baixa tradição da região em plantios florestais com fins produtivos e ganha importância com o déficit dessa biomassa, que aumenta na mesma medida do crescimento do setor agroindustrial local. Além disso, existem oportunidades e inovações nos processos de transformação da biomassa florestal que podem ajudar na competitividade dessa forma de produção de energia.

Programação

O primeiro dia de evento concentra palestras sobre os cenários e as perspectivas da cadeia produtiva florestal na região oeste do Paraná e o potencial da biomassa florestal para geração de energia. No segundo dia, acontece um dia de campo em que os participantes visitarão áreas de produção florestal da C.Vale, discutindo questões como produtividade florestal e melhoramento genético, uso de dejetos líquidos suínos no desempenho florestal e secagem de grãos com biomassa florestal.

Serviço:

Seminário:
Data: 13/12
Horário: 9h
Local: Universidade C.Vale

Dia de Campo:
Data: 14/12
Horário: 9h
Local: saída da Universidade C.Vale em direção às estações do Dia de Campo