Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Recursos renováveis superam carvão como principal fonte energética da Alemanha

A guinada é um avanço no momento em que a maior economia da Europa almeja obter 65 por cento de sua energia de recursos renováveis até 2030

Recursos renováveis superam carvão como principal fonte energética da Alemanha

Os recursos renováveis superaram o carvão como principal fonte energética da Alemanha pela primeira vez no ano passado, representando pouco mais de 40 por cento da geração de eletricidade, revelou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

A guinada é um avanço no momento em que a maior economia da Europa almeja obter 65 por cento de sua energia de recursos renováveis até 2030, mas também uma transição custosa para um país que decidiu descartar a energia nuclear até 2022, e traça planos para abandonar o uso do carvão no longo prazo.

A pesquisa da organização de ciências aplicadas Fraunhofer mostrou que a geração de energia solar, eólica, de biomassa e hidrelétrica cresceu 4,3 por cento no ano passado e produziu 219 terawatt-horas (TWh) de eletricidade, parte da geração de energia nacional total de 542 TWh derivada de combustíveis fósseis e verdes, na qual a queima de carvão somou 38 por cento.

A fatia verde da geração energética da Alemanha foi de 38,2 por cento em 2017 e 19,1 por cento em 2010.

A energia solar aumentou 16 por cento, chegando a 45,7 TWh, graças a um verão quente e longo, e a capacidade instalada cresceu 3,2 gigawatts (GW) e alcançou 45,5 GW no ano passado, segundo os dados da Fraunhofer.

A indústria de energia eólica gerou 111 TWh, cifra que combinou a infraestrutura terrestre e costeira de pouco menos de 60 GW, constituindo 20,4 por cento da geração de energia total do país.

A energia hidrelétrica só representou 3,2 por cento da geração energética, com 17 TWh, já que o calor de verão extremo secou rios e foi acompanhado de uma precipitação baixa. A contribuição da biomassa foi de 8,3 por cento.