Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empreendimento

Raízen inaugura sua primeira planta piloto de Energia Solar em Piracicaba

Em sua fase inicial, o empreendimento fornecerá energia para clientes e parceiros da empresa, reforçando seu portfólio e sua proposta de valor

Raízen inaugura sua primeira planta piloto de Energia Solar em Piracicaba

A Raízen, empresa integrada de energia e com uma sólida atuação na produção de bioeletricidade a partir da biomassa, está inaugurando a sua primeira planta de painéis fotovoltaicos. O empreendimento, ainda em caráter piloto, está localizado na cidade de Piracicaba, em São Paulo, ao lado da unidade Costa Pinto e terá uma capacidade instalada de energia de 1.3 MWp – o suficiente para abastecer um bairro da cidade por um ano. Esse empreendimento será mais um diferencial competitivo e mais uma proposta de valor para os parceiros e para as redes de postos da companhia.

Inicialmente, o negócio consistirá na locação dos painéis solares pelos parceiros da Raízen, visando à economia de energia elétrica regional e a uma utilização mais sustentável dos recursos energéticos. Dessa forma, a empresa colabora com o desenvolvimento dos seus parceiros, agregando ainda mais valor aos negócios e entregando novas soluções para alguns dos postos da rede, que totalizam mais de 7.000 estabelecimentos e mais de 2.000 clientes B2B, no Brasil.

Nessa fase inicial, 18 postos de combustíveis da marca Shell e dois clientes B2B foram mapeados e serão beneficiados com a iniciativa. Com as placas em total funcionamento, estima-se que esses parceiros possam ter uma economia anual nos gastos com energia elétrica mensais entre R$ 5 mil a R$ 10 mil. Isso faz parte de um novo olhar da Raízen para as novas tendências e para o futuro e como a companhia poderá agregar ainda mais valor para seus negócios e clientes.

“Com essa iniciativa, a Raízen intensifica suas ações no desenvolvimento de sua participação no setor elétrico e reforça seu posicionamento como uma empresa integrada de energia. Com o empreendimento, ofereceremos aos nossos clientes e parceiros mais uma solução de eficiência energética por meio da geração de uma energia limpa e renovável”, explica Antonio Simões, diretor Executivo de Energia da Raízen.

O empreendimento

A planta com 3.800 placas está inserida em uma área de 40 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol, o que representa a maior área destinada à energia solar do Estado de São Paulo. Com a operacionalização desse projeto, a Raízen reforça a sua robustez na produção de energias renováveis – cogeração por biomassa, palha de cana e biogás – e passa a ter cerca de 1.01 GW em todo o seu portfólio de energias, o equivalente para abastecer uma cidade do tamanho do Rio de Janeiro durante um ano.

Para a operacionalização, será adotado o modelo de net metering, um procedimento no qual a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Nesse método, caso haja um saldo positivo, o consumidor poderá utilizar esse crédito e reduzir o consumo na fatura do mês subsequente. Esse é um modelo já consolidado e em aplicação em países referência na adoção dessa tecnologia, como Alemanha e Estados Unidos, principalmente no estado da Califórnia.

“A matriz energética brasileira está em transformação e a Raízen participa ativamente deste movimento. Além da utilização da biomassa (bagaço, palha, vinhaça e torta de filtro), já presente em seu portfolio de geração, a Raízen enxerga na geração distribuída por meio de plantas de geração solar fotovoltaica uma grande oportunidade para compor o portfolio da empresa neste contexto”, conclui Simões.