Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado externo

Quatro aeroportos holandeses funcionarão só com energia eólica

Os aeroportos do grupo holandês Schipol - em Amsterdam, Eindhoven, Roterdã e Lelystad - funcionarão exclusivamente com energia eólica a partir de 1 de janeiro de 2018

Os aeroportos do grupo holandês Schipol – em Amsterdam, Eindhoven, Roterdã e Lelystad – funcionarão exclusivamente com energia eólica a partir de 1 de janeiro de 2018, após um acordo assinado entre esse conglomerado e a companhia energética Eneco.

Schiphol assinou um acordo a longo prazo com o fornecedor de eletricidade para que seus aeroportos se alimentem unicamente de energia sustentável gerada na Holanda, informa a agência de notícias holandesa “ANP”.

Os quatro aeroportos usam aproximadamente 200 GWh de energia a cada ano, o que é comparável ao consumo de cerca de 60 mil lares. O acordo estabelece que a Eneco fornecerá essa energia durante os próximos 15 anos.

Inicialmente, a energia para os aeroportos procederá em parte das fontes de energia renovável existente no país, mas a partir de 2020 serão alimentadas exclusivamente de parques eólicos de outra construção. “Para a transição energética é crucial que o mundo empresarial, o maior consumidor de energia, abrace a sustentabilidade”, disse o diretor-geral da Eneco, Jeroen de Haas.

Importantes ofertas como a do grupo Schiphol fazem possível que os fornecedores energéticos invistam na geração de energia renovável, como a instalação de novos parques eólicos.