Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Quais são os números de energia eólica na Espanha?

A  Wind Business Association  (AEE) divulgou os números de energia eólica na Espanha em 2019.

Quais são os números de energia eólica na Espanha?

A  Wind Business Association  (AEE) publicou números de energia eólica na Espanha em 2019. Eles são positivos:

  • A  energia instalada na Espanha de energia eólica excede 25.700 MW.
  • Em 2019, foram instalados 2.243 MW, o que significa um total de energia eólica instalada na Espanha de 25.704 MW.
  • Em comparação com 2018, no ano passado, a energia instalada foi multiplicada por cinco.
  • No total, na UE e de acordo com os dados da  WindEurope , foram instalados 13,2 GW entre   energia eólica onshore e  offshore , 27% a mais da energia instalada em 2018, 78% desse aumento corresponde à Espanha.
  • A Espanha é o segundo país europeu em energia eólica instalada (13% do total da UE), depois da Alemanha (30%). 67% da energia eólica na Europa está concentrada em cinco países: Alemanha, Espanha, Reino Unido, França e Itália.
  • Na  energia eólica onshore, a  Espanha está à frente da Europa: 15% do total da nova energia instalada em 2019 é espanhola.
  • A energia eólica contribuiu com 20,8% da eletricidade consumida em 2019 (em 2018 foi de 19%).

Madri, a comunidade autônoma sem energia eólica

A energia eólica está presente em praticamente todas as comunidades autônomas, exceto Madri, Ceuta e Melilla. Em 2019, as comunidades autônomas que instalaram mais energia eólica  foram Aragão (1.102 MW), seguidas por Castilla y León (461 MW) e Galiza (416 MW).

No total,  existem 1.205 parques eólicos na Espanha , com 20.940 turbinas eólicas instaladas, que cobrem 20,8% do consumo de eletricidade. Da mesma forma, os centros de fabricação estão presentes em dezesseis das dezessete comunidades autônomas.

As cinco  empresas fabricantes de turbinas eólicas que instalaram a maioria dos parques eólicos são Siemens Gamesa, Vestas, GE, Nordex-Acciona WindPower e Enercon. Entre os cinco fabricantes, eles somam 98,05% da energia instalada.

Perspectiva 2020

Uma nova etapa de compromisso e maior ambição para alcançar a descarbonização na Espanha começa em 2020  , onde a Transição de Energia será um dos pilares fundamentais que orientarão o desenvolvimento de nossa sociedade. Do ponto de vista europeu, temos como objetivo europeu 35% de energia renovável até 2030.

O papel da energia eólica na  transição energética é principal. A indústria eólica oferece geração limpa e barata e fornece valor agregado adicional ao conjunto de externalidades positivas que oferece (emprego de qualidade, geração de riqueza no território, cadeia de valor completa e competitiva e liderança tecnológica) e para o nosso posicionamento internacional .

“O vento é uma parte estratégica do capital produtivo do nosso país, que garante um fluxo previsível de energia, com forte presença industrial de fabricação e P&D, o que permite a redução dos custos de eletricidade para os consumidores, gera emprego de qualidade, ajuda a criar atividade econômica nas regiões e reduz nossa dependência energética ”, afirma Juan Virgilio Márquez, CEO da Wind Business Association.

“Para continuar com esse caminho de crescimento da energia eólica, esperamos que o Plano Nacional Integrado de Energia e Clima seja aprovado em breve  , com objetivos ambiciosos para energia eólica até 2030”, continua ele .

Definir e projetar as ferramentas para o avanço da energia eólica

“Da mesma forma, será necessário definir e projetar as ferramentas para garantir o progresso no ritmo exigido na próxima década. Mais especificamente, a próxima Lei sobre Mudança Climática e Transição Energética é uma dessas ferramentas essenciais, pois garantirá um quadro regulatório estável e um consenso político, que abrangerá a execução do Plano Nacional Integrado de Energia e Clima e permitirá que as empresas do setor podem estabelecer suas estratégias de negócios e investimentos para a próxima década » acrescenta JV Márquez.

“No curto prazo, aspectos como a  regulamentação do acesso e conexão à rede , a modificação do design do leilão, a facilitação da repotenciação dos parques existentes, os mecanismos para garantir a integração das energias renováveis ??no sistema, a regulamentação da A hibridação e armazenamento, ou o progresso no desenvolvimento de energia eólica offshore, são apresentados como importantes desafios técnicos e regulatórios ”, afirma JV Márquez como objetivos mais imediatos e relevantes.