Guia Gessulli

PUC do Rio Grande do Sul oferece especialização em energias renováveis

Biomassa BR
16-Jan-2012 12:04 - Atualizado em 20/04/2016 14:42

A crescente demanda por energia elétrica e o avanço das fontes renováveis no País abriu um novo leque de oportunidades para os profissionais que já estão na área e buscam aperfeiçoamento. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por exemplo, abriu inscrições para um curso de especialização em energias renováveis, com foco nas áreas de solar, eólica e de matéria orgânica -biomassa e biocombustível.

A decisão de incluir o curso no grade da PUC-RS se deu, primeiramente, por conta do avanço do Rio Grande do Sul em fontes alternativas de energia limpa e, depois, pelo grande interesse dos profissionais de várias áreas para esse setor, segundo a coordenadora do curso, Aline Cristiane Pan. "Nós temos muitos parques eólicos e somos referência em biomassa. Além do mais, muitas empresas de energia elétrica estão exigindo de seus profissionais uma especialização. Levando em consideração o avanço do setor, principalmente na Europa, a PUC definiu esta especialização".

O curso, que é pioneiro no País, é semipresencial e terá carga de 360 horas. Serão 13 discplinas que apresentarão assuntos como economia ambiental, desenvolvimento sustentável e legislação nacional e internacional. O público alvo, inicialmente, é de engenheiros, físicos, químicos e demais profissionais de áreas afins.

"As aulas serão ministradas em três dias da semana, o restante é a distância. A partir daí, a PUC, que planeja tudo com muito cuidado, estuda a possibilidade de criar, quem sabe num futuro próximo, o curso de graduação na área de renováveis. Essa especialização será o nosso termômetro e deve priorizar quais os objetivos vamos seguir. Depois quem sabe, mestrado e doutorado", explica Aline.

A coordenadora, que é doutora no setor pela Universidade Politécnica de Madri, destaca o crescimento dos cursos voltados a energias renováveis na Europa ao longo dos últimos dez anos. "Aqui no Brasil não é diferente. Nós realizamos um curso de 20 horas e a procura foi muito grande . Levamos em conta também que o governo federal incentiva as fontes renováveis e este é o grande momento do País", finaliza.

Ao todo serão 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março de 2012 por meio do site da instituição.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

Sicredi faz emissão de Green Bond subordinado de USD 100 mi para financiar projetos de energia renovável
26 de Janeiro de 2022
Green Bond

A emissão feita junto ao BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi no valor de USD 100 milhões