Guia Gessulli
12-Mar-2020 09:11
Tecnologia

Protótipo na forma de uma boia utiliza energia das ondas para gerar eletricidade

A boia na água, que se move de dois a três metros para cima e para baixo, é reforçada com um sistema de ressonância

A ABB e a CorPower Ocean desenvolveram um protótipo na forma de uma boia, que utiliza a energia das ondas para gerar eletricidade. O projeto, que envolve esse tipo de energia das ondas, começou em 2012 com o cardiologista Stig Lundbäck, que teve a ideia de estudar o funcionamento do coração no corpo. Essa é uma tecnologia incomum apresentada, de energia das ondas, em relação às soluções anteriores já desenvolvidas. A boia na água, que se move de dois a três metros para cima e para baixo, é reforçada com um sistema de ressonância ao gerar energia a partir das ondas.

A energia das ondas é uma fonte de energia muito mais previsível do que o vento, sendo possível fazer previsões mais definidas sobre onde as ondas ocorrem no mar. A energia das ondas também cria eletricidade mais estável e pode equilibrar os picos e declínios gerados pelas energias solar e eólica. A incorporação desse tipo de energia à matriz energética é uma maneira atraente de equilibrar nossos futuros sistemas elétricos, tornando-a um componente importante na mudança para 100% de energia renovável. A energia das ondas também é mais barata a longo prazo.

A ABB contribui por meio de dois motores de média tensão: um deles conduzirá o próprio equipamento de teste, enquanto o outro auxiliará no armazenamento de energia. Equipamento de média tensão que alimenta o motor e aciona o equipamento de teste, e aparelhagem de média tensão na boia que lidará com a energia gerada. A ABB Power Grids Sweden fornecerá dois transformadores, um dos quais estará localizado na boia. Conversores de frequência, programação, instalação e comissionamento também serão fornecidos pela ABB.

A ênfase na produção de energia renovável é importante se quisermos lidar com os desafios energéticos que enfrentamos. A ABB oferece produtos e serviços que dão uma contribuição crucial para a sustentabilidade aprimorada. Mais da metade das vendas globais da ABB envolvem tecnologias que ajudam a eliminar as causas das mudanças climáticas.

“Escolhemos a ABB porque seus conhecimentos nos deram uma enorme confiança. A ABB entendeu o que era importante para a CorPower Ocean”, diz Patrik Möller, fundador e CEO da CorPower Ocean.

Um protótipo em uma escala de 1 a 2 foi testado nas águas da Escócia. A ABB agora está envolvida na próxima fase do projeto, que contempla a construção de uma plataforma de teste em larga escala. O plano para 2022-2023 é construir uma frota em grande escala de boias para que a empresa possa começar a gerar energia das ondas em uma rede elétrica.

“Essa parceria está permitindo que a ABB e a CorPower Ocean reúnam uma equipe de especialistas com a melhor experiência em energia de ondas e soluções sustentáveis ??para o fornecimento de energia do futuro”, diz Ulf Hellström, gerente de negócios da ABB Motion na Suécia.

Redação
Deixe seu Recado