Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Projeto vai integrar energias eólica, solar e de biomassa na Bahia

O diretor da empresa, Rafael Cavalcanti, destaca a ampla capacidade de produção de energia renovável do projeto, com baixo impacto ambiental.

Projeto vai integrar energias eólica, solar e de biomassa na Bahia

A empresa portuguesa Quifel Energy escolheu o município de Sento Sé, localizado no Norte da Bahia, para abrigar um dos maiores e mais integrados projetos de energia renovável do mundo, com capacidade para produção eólica, solar e de biomassa.

Na etapa inicial, a Quifel vai formar um consorcio para investir R$ 3 bilhões com o objetivo de construir um parque eólico com capacidade de gerar 630 Megawatts (MW), que deve estar pronto daqui a cinco anos. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade de dois milhões de habitantes. O diretor da empresa, Rafael Cavalcanti, destaca a ampla capacidade de produção de energia renovável do projeto, com baixo impacto ambiental.

Paralelo entre o projeto Quifel e a Hidrelétrica de Sobradinho – “Localizada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho tem uma potência instalada de 1.050MW e conta com seis máquinas geradoras. Na década de 70, a construção da hidrelétrica no Rio São Francisco e a criação do Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, gerou enorme impacto social e ambiental. Não será necessária a remoção de famílias para a instalação do projeto da Quifel Energy e o impacto ambiental é infinitamente menor. Além disso, quando os projetos de eólica, solar e biomassa estiverem prontos e integrados, a capacidade instalada vai superar e muito os 1.050MW”.

Energia limpa em larga escala – “O parque eólico vai ocupar uma área de nove mil hectares, em uma propriedade geo-referenciada, com reserva legal, adquirida pela empresa, onde serão instaladas 300 torres de geração de energia. As torres ocupam pouco espaço – 0.6 hectares – permitindo um projeto de geração de energia por biomassa através do manejo sustentável. Com média anual diária de oito horas de insolação (de acordo com relatório da Aneel), o município de Sento Sé é um dos melhores locais do Brasil, e até das Américas, para aproveitamento de energia solar, por isso a Quifel vai investir também na implementação de sistemas fotovoltaicos”.

Geração de empregos e projetos sociais – “O Grupo Quifel planeja instalar o parque eólico em três etapas. A primeira, com capacidade para 210MW, deve estar pronta para entrar em operação em cinco anos. Neste momento, está sendo concluído o processo de licenciamento ambiental e de instalação e a etapa seguinte será o licenciamento para a construção. Além da geração de emprego formal (4,5 mil empregos diretos), estamos desenvolvendo alguns projetos de responsabilidade social, envolvendo as comunidades do entorno, prezando pela permanência das pessoas e buscando um forma de desenvolvimento sócio-econômico.”

Nova legislação para estimular o desenvolvimento da cadeia solar – “O Brasil, em especial a região Nordeste, tem imenso potencial para a geração de energia solar e eólica. No entanto, a legislação brasileira e a própria regulamentação do setor de geração de energia solar ainda estão em andamento, por isso, iniciamos aqui o projeto eólico. Acreditamos que serão criados mecanismos para tornar viáveis novos projetos, inclusive com a formulação de uma nova legislação para estimular o desenvolvimento da cadeia solar. Eu acredito que a Bahia já é um expoente na produçao de energia eólica, visto que existe uma cadeia industrial implantada no estado, e em breve será um expoente na produção de energia solar e biomassa”