Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

Projeto de Lei quer acabar com o horário de verão

Todos os anos a situação se repete, inicia o horário de verão e são inúmeras as manifestações de prejuízos, principalmente à saúde.

Projeto de Lei quer acabar com o horário de verão

A partir da zero hora de domingo (21/10) inicia o Horário de Verão nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. O fim do horário de verão em todas as regiões de abrangência é a proposta do Projeto de Lei 397/2007 de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Colatto afirma que “não há estatística que justifique que o horário de verão traga ganhos para os consumidores e para o país”. Segundo ele, para comprovar a ineficácia do horário de verão, basta verificar as faturas de energia elétrica e ver o quanto as pessoas gastam a mais neste período.

O autor da proposta, afirma que não há redução do consumo de energia, mas sim reflexos negativos no organismo. “Todos os anos a situação se repete. Inicia o horário de verão e são inúmeras as manifestações de prejuízos à saúde e a rotina”, cita.

O projeto 397/2007 justifica que “as bruscas alterações de horário ocasionam distúrbios orgânicos traduzidos pela ocorrência de fadiga, dores de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade, constipação e queda da imunidade. Tal quadro é conhecido na medicina como síndrome de jet lag cuja consequência mais grave é a afetação hormonal que se manifesta, principalmente, em crianças e pessoas de idade mais avançada”.

Segundo o parlamentar, os mais prejudicados são os trabalhadores rurais e àqueles que necessitam acordar de madrugada para trabalhar. “O desconforto que a adoção deste horário acarreta, principalmente em latitudes mais baixas, é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças que alteram sua rotina de acordar para ir à escola”, justifica.

O deputado defende que uma das medidas que podem solucionar o alto consumo de energia é o desenvolvimento de ações permanentes do governo que possam orientar e educar a
população brasileira sobre o uso consciente de energia nos horários de ponta, das 18h30 às 21h30. Outra opção seria um plebiscito para saber se a população quer ou não manter o horário de verão.

O novo horário segue até o dia 16 de fevereiro de 2013.

ESTUDO

Colatto cita estudo sobre os malefícios do horário de verão, pelo médico, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Guilherme Honório Moreira. O especialista constatou que uma hora a menos no nosso sono pode causar aumento do número de mortes nas estradas, piorar o controle do diabetes mellitus, diminuir o rendimento escolar, aumentar o erro profissional, além de tentar uma adaptação que nunca ocorre. Além disso, destaca Colatto, está claro na pesquisa que quem paga a conta dessa medida é o Sistema Único de Saúde (SUS) e a população.