Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Projeto de biodigestor em Cruzeiro do Sul começa a transformar a realidade rural

Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) de Cruzeiro do Sul, Acre, vem desenvolvendo esse projeto especialmente para as comunidades mais distantes

Projeto de biodigestor em Cruzeiro do Sul começa a transformar a realidade rural

O biogás, uma mistura de gases produzida pela decomposição biológica da matéria orgânica em ausência de oxigênio, é uma alternativa de geração de energia elétrica e em substituição ao gás natural, que também pode ser produzido de forma artificial, por meio de equipamento.

É o biodigestor, uma tecnologia que vem transformando a realidade rural no Brasil. A equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) de Cruzeiro do Sul, em parceria com o agricultor Rosendo Magalhães, vem desenvolvendo esse projeto especialmente para as comunidades mais distantes.

Para Alcy Costa, gestor de políticas públicas da Sedens, a iniciativa é de valor imensurável, pois atende à produção de gás de cozinha, energia elétrica e biofertilizante para o trabalhador rural e ribeirinho, a partir de um motor que funciona com metano. “O mundo está voltado para buscar energia limpa e o nosso governo está pensando assim”, destacou.

O agricultor Rosendo Magalhães assinala o benefício ao meio ambiente, com a redução do efeito estufa, e a melhora da vida do produtor. “Estamos aproveitando esse gás como fonte de energia, para o nosso fogão, para os nossos motores e gerando biofertilizante” afirmou.