Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Projeto Biomas chega à Amazônia e à Caatinga em outubro

Parceria entre CNA e Embrapa iniciará os trabalhos para selecionar as propriedades que receberão as ações do projeto.

Projeto Biomas chega à Amazônia e à Caatinga em outubro

A partir deste mês, o Projeto Biomas, desenvolvido em parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciará os trabalhos para selecionar as propriedades que receberão as ações do projeto na Amazônia e Caatinga. Com isso, além da Mata Atlântica e do Cerrado, o projeto estará presente em quatro dos seis biomas existentes no Brasil, faltando apenas o Pantanal e o Pampa. A agenda do Projeto Biomas contempla ainda, em outubro, participações em eventos como o Amazontech 2011, que este ano será realizado na cidade de Palmas (TO), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, e o Seminário Internacional de Inovação Agropecuária, organizado pela Embrapa.

De 18 a 22 de outubro, o Projeto Biomas estará presente na 7ª edição do Amazontech, em Palmas, no Tocantins, evento que tem por objetivo estimular a pesquisa aplicada de interesse dos pequenos negócios sustentáveis da Amazônia, visando à articulação e ao apoio de implementação de políticas públicas e inovação no setor. Para a programação do encontro, estão previstos seminários, reuniões, mesas-redondas e fóruns, nos quais serão abordados temas como tecnologias para o manejo e sustentabilidade dos recursos naturais, bioindústria e bioenergia, extrativismo, desenvolvimento sustentável para os pequenos negócios e uso e conservação da água.

O público-alvo do evento são as indústrias, o setor de serviços e agronegócios, instituições financeiras, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino superior e comunidade acadêmica, organismos financiadores de pesquisas e projetos, além de profissionais que atuam no setor. O Projeto Biomas ocupará um stand de 200 metros quadrados onde estarão expostos painéis e a maquete do projeto. No local, também haverá exibição de vídeos. O Amazontech 2011 é uma realização da Embrapa e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Paralelo ao Amazontech, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promove, de 17 a 23 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT 2011), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O tema principal deste ano será “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A SNCT 2011 pretende promover a difusão de conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.

A SNCT 2011 busca atrair a população em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia, em especial crianças e jovens. A proposta do evento é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Também pretende mostrar a importância da ciência para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. Nesse contexto, o Projeto Biomas estará no evento para apresentar o trabalho que teve início em 2010 e que será desenvolvido durante os próximos oito anos. O projeto busca viabilizar soluções que compatibilizem os sistemas de produção e de preservação em diferentes paisagens brasileiras.

E, entre os dias 3 a 4 de outubro, o Projeto Biomas apoiará a realização do Seminário Internacional de Inovação Agropecuária, organizado pela Embrapa, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O seminário fará parte das realizações da Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária, de 3 a 7 de outubro.