Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Projeto ambiental em Alta Floresta alia sustentabilidade e produtividade

Criado em 2010, o Olhos D'Água da Amazônia tem como objetivo recuperar áreas degradadas no norte de Mato Grosso, além de melhorar as condições de trabalho do produtor.

Projeto ambiental em Alta Floresta alia sustentabilidade e produtividade

Há dois anos, as secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura do município de Alta Floresta, em Mato Grosso, se uniram com uma missão: tirar a cidade da lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia e transformá-lo em uma referência de uso sustentável da terra. Com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições públicas, privadas e do terceiro setor, foi criado o projeto Olhos D’Água da Amazônia.

Utilizando recursos do Fundo da Amazônia, o programa promove a proteção de nascentes e áreas de floresta nativa e a recuperação das Áreas de Preservação Permantente (APPs). Em 20 Unidades de Referência Tecnológica, produtores receberam materiais para cercar nascentes e APPs, além de mudas e sementes para o reflorestamento de algumas áreas. Nestas mesmas propriedades, foram disponibilizados recursos para a recuperação e o piqueteamento de hectares de pastagem utilizados para a pecuária leiteira.

Integração – Para que o projeto Olhos D’Água da Amazônia atingisse seu objetivo principal, no entanto, os seus organizadores procuraram uma maneira de aliar o lado ecológico com a geração de renda para o produtor. Assim, o projeto também quer possibilitar a regularização fundiária de propriedades rurais. Segundo a Embrapa, até agora, já foram levantados 1.100 perímetros rurais para o GEO, além da elaboração de cerca de 2.020 projetos de CARs.

Outro objetivo do programa é aumentar a renda dos produtores e promover a adoção de tecnologias no campo. Para o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit, o ponto forte do programa em Alta Floresta está justamente aí. Segundo ele, a inclusão de um incentivo tecnológico que proporciona maior produtividade e renda foi fundamental para que eles aceitassem a ideia de recuperar as APPS e implantassem áreas com sistemas agroflorestais em suas propriedades. “Se em uma área menor o produtor tem uma renda maior, ele consegue participar ativamente do projeto e contribuir com a questão ambiental, que é a meta do projeto. No fundo isto mostra que é possível esta integração”, diz.