Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Programa reconhece produção de bioeletricidade em usinas

Certificado Energia Verde é concedido a usinas produtoras de bioeletricidade, que cumprem quesitos ambientais e de eficiência energética

Programa reconhece produção de bioeletricidade em usinas

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) entregou o Certificado Energia Verde para 50 usinas produtoras de bioeletricidade. A iniciativa visa reconhecer as indústrias produtoras de energia limpa e renovável produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

O Certificado Energia Verde é concedido a usinas produtoras de bioeletricidade, que cumprem quesitos ambientais e de eficiência energética, e também para consumidores de energia no mercado livre, que recebem o chamado Selo Energia Verde. O Certificado e o Selo Energia Verde representam a primeira certificação no Brasil específica para a energia produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

Segundo informações da Unica, ao todo, o Brasil possui 64 usinas sucroenergéticas com o certificado Energia Verde. Juntas devem produzir, ao longo de 2019, um total de 19.598 GWh, tanto para o autoconsumo das unidades industriais quanto para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Toda a energia renovável gerada é equivalente a abastecer mais de 10 milhões de residências o ano inteiro, superior a toda geração anual de carvão mineral e a evitar a emissão de 6 milhões de tCO2. Além disso, por ser uma geração concentrada no período seco e crítico do SIN, estima-se que poupe 13% da energia armazenada total nos reservatórios das hidrelétricas no submercado Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 60% do consumo de energia elétrica no país.