Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Matriz Energética

Professor substitui ar condicionado por teto solar e corta consumo de energia pela metade

Os testes vem sendo realizados desde 2013 pela Universidade de Stanford nos EUA

Professor substitui ar condicionado por teto solar e corta consumo de energia pela metade

Se a invenção do ar condicionado trouxe alívio e prazer para certos ambientes antes impraticáveis por conta do calor, ao mesmo tempo hoje se sabe da quantidade imensa de energia que tal aparelho consome.

Um professor da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos EUA, vem testando uma tecnologia inovadora que poderá substituir o ar condicionado sem precisar abrir mão do frescor e do alívio que seu uso propicia – permitindo a refrigeração com baixo consumo energético.

A tecnologia é complexa, mas seu funcionamento é simples: trata-se de um telhado feito com uma superfície ótica capaz de refletir a luz solar e devolver o excesso de calor ao espaço – bastante similar a um espelho, porém high-tech.

Os testes vêm sendo realizados desde 2013, pelo professor de engenharia elétrica Shanhui Fan e seus alunos, e os resultados são animadores.

As superfícies óticas não só são capazes de resfriar um ambiente, como de esfriar a água baixo da temperatura ambiente em até 5 graus – e sem usar eletricidade. O processo todo, incluindo painéis solares e tubos de água corrente, consome metade do que normalmente um ar condicionado consumiria.

A economia de energia pode ser realmente grande, e o estudo agora visa também confirmar a viabilidade da instalação de tal tecnologia junto dos sistemas de aquecimento e refrigeração em um prédio.