Guia Gessulli
Meio Ambiente

Produtora de eletricidade com biomassa mira expansão no Brasil

Bloombert
13-Set-2017 14:36

A Albioma, uma empresa francesa que produz eletricidade a partir da biomassa, afirmou que sua incursão de 100 milhões de euros (US$ 120 milhões) pelo Brasil é apenas o começo de uma expansão ambiciosa em um momento em que o setor açucareiro do país, em dificuldades, busca investimento externo.

“Existe um enorme potencial no Brasil”, disse o CEO Frédéric Moyne, em entrevista, na sede da empresa, perto de Paris. “Nosso objetivo é continuar crescendo fortemente no Brasil para ganhar massa crítica, e não há motivos para acreditar que não conseguiremos isso.”

A Albioma adquiriu duas usinas brasileiras que geram energia a partir da biomassa de refinarias de açúcar em 2014 e 2015 e fechou um terceiro negócio no País em maio do ano passado, comprometendo ao todo 105 milhões de euros. Ao expandir-se na maior região produtora de açúcar do mundo, a empresa está capitalizando a queda dos preços que forçou algumas refinarias a buscar operadoras externas para suas geradoras de energia.

“Estamos conversando com todos”, disse Moyne, que preferiu não fornecer mais detalhes. “A questão é: quem sobreviverá no Brasil? Em que condições?”

A maioria das usinas da Albioma utiliza o bagaço da cana-de-açúcar como matéria-prima. Embora a maior parte delas esteja localizada em ilhas do Caribe e do Oceano Índico, a empresa separou 295 milhões de euros para novos projetos no Brasil de um plano de investimento de 350 milhões de euros para 2023. O sucesso da empresa no País dependerá de sua capacidade de melhorar o rendimento e vender mais energia excedente — eletricidade não utilizada pelas refinarias — à rede elétrica.

Se encontrar projetos lucrativos, a Albioma poderá investir mais que o planejado no Brasil ou nos territórios ultramarinos da França, com ou sem parceiros, segundo Moyne. A empresa está atualizando usinas e construindo novas estações de biomassa e energia solar em Martinica e Reunião. Além disso, está buscando mais palha, pellets de madeira e resíduos ecológicos para substituir o carvão que algumas de suas usinas ainda utilizam.

A estratégia pode aumentar os custos, mas “é o que faremos se fizer sentido para a comunidade”, disse Moyne. “Trata-se de um desafio importante, porque todo o ecossistema precisa perceber que é hora de mudar a matriz energética nos territórios ultramarinos.”

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

Sicredi faz emissão de Green Bond subordinado de USD 100 mi para financiar projetos de energia renovável
26 de Janeiro de 2022
Green Bond

A emissão feita junto ao BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi no valor de USD 100 milhões