Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Produção de frango em SP tem redução de 11,1% em 2018 aponta IEA

Já a produção de ovos cresceu 8,8% em relação à 2017

Produção de frango em SP tem redução de 11,1% em 2018 aponta IEA

De acordo com informações divulgadas hoje (19/03) pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), a produção de carne de frango no estado de São Paulo alcançou 1,3 milhão de toneladas em 2018, uma queda de 11,1% em comparação com 2017 quando foram produzidas 1,5 milhão. O estudo aponta para a existência de um plantel de 115,9 milhões de cabeças alojadas e um total de abate previsto em 591 milhões de cabeças

De acordo com os analistas do IEA, A redução na produção de frangos no Estado de São Paulo em 2018 parece estar relacionada com o ano conturbado tanto para o setor de abate paulista como o setor de criação que enfrentaram crises nos dois últimos anos no setor de transportes com a greve dos caminhoneiros, e no aspecto sanitário com a suspensão de algumas plantas frigoríficas por problemas de contaminação de lotes de alguns produtos. O primeiro fator levou a muitas perdas econômicas diretas, e o segundo a perdas nas exportações e impactos negativos no mercado interno. 

Postura

Com relação à produção paulista de aves para postura, as estatísticas indicam um plantel de cerca 51,9 milhões de cabeças em 2018. A produção de ovos, em 2018 apresentou um crescimento de 8,8% em relação à 2017, totalizando 1,2 bilhão de dúzias. Para os analistas esse crescimento no volume de produção pode estar relacionado ao fato de que proteínas mais acessíveis nos períodos de queda no poder aquisitivo tornam-se mais interessantes para o equilíbrio do orçamento familiar. Desse modo o descarte de poedeiras pode ser adiado com o objetivo de aumentar a produção. Somando-se as aves novas que entrem no ciclo produtivo e as aves que seriam descartadas e que são mantidas por mais um período para continuar a produzir, o resultado pode ser este aumento.