Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Celulose

Produção de celulose tem queda de 0,8% em abril

Índice foi calculado em comparação ao mesmo período de 2011.

A produção de celulose no Brasil caiu 0,8 por cento em abril em comparação ao mesmo período de 2011. A informação foi anunciada pela Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), nesta quinta-feira (24).

Segundo dados da entidade, este foi o segundo mês seguido de queda, após um recuo de 1,7 por cento em março ante o mesmo mês de 2011

Do total produzido no mês passado, 944 mil toneladas correspondiam à fibra curta -no Brasil produzida a partir do eucalipto – e 145 mil toneladas à fibra longa.

Na comparação entre abril e março deste ano, a queda foi de 4,2 por cento, enquanto no acumulado do ano houve queda de 1,3 por cento, ante os quatro primeiros meses de 2011, totalizando 4,624 milhões de toneladas.

Já o índice que se refere às exportações de celulose teve alta de 4,5 por cento em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 669 mil toneladas.

Entre janeiro e abril, o volume exportado subiu 0,5 por cento. Em receitas, entretanto, houve um recuo de 4,5 por cento, para 1,5 bilhão de dólares. Considerando apenas as receitas de exportações para a Europa, houve uma queda de 2,1 por cento, enquanto para a América do Norte a queda foi de 4,2 por cento, e para a China houve recuo de 0,2 por cento.