AveSui
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Biogás

Produção de biogás entra na agenda da Klabin em parceria com GEF Biogás Brasil

O objetivo é aumentar a geração de energia por meio do biogás e contribuir ativamente na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de aterros e propriedades rurais

Redação
09-Ago-2021 08:32

A Klabin firmou um convênio de trabalho com o projeto GEF Biogás Brasil para fomentar a produção de biogás na Região Sul do país e apoiar na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A agenda prevê uma série de atividades para este ano, começando por estruturar o modelo de negócios, no qual serão avaliadas as possibilidades técnicas, econômico-financeiras e jurídicas para a produção do biogás a partir do tratamento de resíduos sólidos em aterros sanitários e em propriedades rurais no Paraná.

A primeira proposta em estudo é otimizar o sistema de captação de biogás do Aterro Sanitário da cidade de Imbaú (PR), que é vinculado ao Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi e recebe o apoio da Klabin por meio do Programa de Resíduos Sólidos da empresa. O segundo projeto é analisar sistemas para o tratamento dos resíduos do saneamento rural (esgoto) das propriedades atendidas pelo programa Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis, iniciativa socioambiental desenvolvida pela Klabin. Ambos ocorrem na região dos Campos Gerais, no Paraná.

O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). A previsão é de que os modelos de negócios no âmbito do convênio entre o projeto e a Klabin sejam entregues ainda em 2021, incluindo as avaliações técnicas dos meios de implantação de cada proposta.

"O projeto, além de agregar parcerias, traz um ambiente de oportunidades para novos negócios e uso de tecnologias", afirma o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.

"Nessa etapa de implementação do trabalho, as equipes da Klabin e do GEF Biogás Brasil estão trabalhando juntas reunindo as informações necessárias para a avaliação da viabilidade dos projetos pretendidos. Estamos entusiasmados em contribuir ativamente para o sucesso dessa iniciativa, que está alinhada aos compromissos ambientais firmados pela Companhia", afirma Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos.

"Juntamente com o setor privado, o projeto GEF Biogás Brasil está desenvolvendo sete modelos de negócios e planos de negócios em setores-chave, com alto potencial para a produção de biogás e aplicações lucrativas do biogás e seus subprodutos", explica Alessandro Amadio, representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela.

O objetivo do projeto GEF Biogás Brasil é diversificar a matriz energética brasileira por meio do biogás, contribuindo para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da dependência nacional de combustíveis fósseis. A iniciativa vai ao encontro dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável - KODS, lançados em 2020. Os KODS são um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta.

Assuntos do Momento

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
24 de Setembro de 2021
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
24 de Setembro de 2021
Compromisso

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
24 de Setembro de 2021
Alternativa

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
24 de Setembro de 2021
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
24 de Setembro de 2021
Biocombustível

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade