AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Energia Renovável

Princesa dos Campos investe R$ 3 milhões para geração de energia solar

Entre a série de ações voltadas para a sustentabilidade, a Companhia adquiriu 1,3 mil placas solares e inversores que serão distribuídos nas filiais de quatro cidades paranaenses

Redação, com informações assessoria
21-Jul-2022 08:25

Com um aporte de R$ 3 milhões, a empresa paranaense Expresso Princesa dos Campos (EPC) adquiriu 1,3 mil placas solares e 15 inversores fotovoltaicos, no mês de julho. Os equipamentos estão sendo implantados nos terminais de cargas e garagens das unidades do Grupo em Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava, cidades localizadas também no Paraná. O investimento faz com que a Companhia seja a primeira do segmento do transporte rodoviário de passageiros e cargas no Brasil a ser autossuficiente na geração de energia limpa.

As placas solares serão distribuídas em cinco usinas fotovoltaicas, situadas nas quatro principais cidades em que a Princesa dos Campos atua, sendo duas delas em Ponta Grossa, sede da empresa. No total, além de abastecer as garagens e terminais das unidades da EPC, 38 unidades consumidoras também receberão o excedente de energia fotovoltaica produzida nesses locais.

A estimativa é de que 1 milhão de kWh seja produzido todos os anos nas usinas fotovoltaicas, a mesma quantidade que geralmente é consumida em cerca de 600 residências familiares. A energia limpa que será gerada equivale também a uma redução de 2,6 toneladas de carbono no meio ambiente em um total de 20 anos.

Foco na sustentabilidade

O investimento da Princesa dos Campos faz parte de uma série de ações que a empresa tem colocado em prática visando à sustentabilidade. Em 2021, a EPC foi a pioneira na realização de testes em viagens intermunicipais com ônibus elétrico. Neste ano, a Companhia ainda colocou à disposição da frota de cargas e encomendas um veículo Renault Kangoo, 100% elétrico, para entregas na região de Curitiba.

O automóvel possui bateria Z.E. 33 (33 kWh), associada a um motor de 44 kW, permitindo o benefício de autonomia de até 200 km sem precisar ser recarregado. Com a aquisição das placas solares e inversores, o abastecimento do veículo também poderá ser feito por meio da energia solar.

“A Princesa dos Campos está se preparando para os desafios do futuro e acompanha as tendências da atualidade. Nosso objetivo é aliar energia limpa e sustentável com mobilidade, contribuindo com o meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida da população”, ressalta o CEO da EPC, Gilson Barreto.

Além de possuir frota própria para o transporte de cargas, a Princesa dos Campos passou a utilizar também os bagageiros dos ônibus para levar encomendas aos destinos demandados. O objetivo é otimizar o prazo de entrega aproveitando o espaço disponível nos veículos para a realização de uma só viagem, o que reduz também a quantidade de carbono emitida no meio ambiente.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade