Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sistema de energia solar

Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, 156 painéis solares de 325 Wp serão instalados. Isso representa uma potência instalada de 50,70 kWp.

Prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sistema de energia solar

Em Florianópolis, o prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus no Itacorubi, irá receber ainda este ano, um sistema de energia solar. O projeto está sendo financiado pelo Programa de Eficiência Energética Aneel Celesc, com previsão de finalização em março de 2019. A ação com certeza trará muitos benefícios para a Universidade.

Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, 156 painéis solares de 325 Wp serão instalados. Isso representa uma potência instalada de 50,70 kWp. Outra mudança que será feita é a substituição de 1,1 mil lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED, que irá gerar uma economia de 48% na conta de energia da Udesc. As mudanças foram possíveis através do auxílio do Programa de Eficiência Energética das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com recursos financeiros de R$ 940 mil.

As placas solares fotovoltaicas somadas a tecnologia LED na iluminação da universidade, irão reduzir as contas e diminuir a poluição e impacto ambiental. Cada mudança conta muito na busca por um futuro mais limpo e consciente. Ainda existe a possibilidade da Universidade entregar à concessionária de energia, Celesc, a energia excedente e depois utilizar como créditos na conta. Isso acontece quando o sistema solar gera mais energia do que o local consome.

Mensalmente serão economizados, aproximadamente, 42 Megawatt-hora com a nova instalação das lâmpadas de LED e 5 Megawatt-hora com a geração de energia solar por meio das placas solares instaladas no campus. Após o término do projeto, é possível que a redução seja de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I e economia de até 567 Megawatt-hora.

O investimento inicial é considerado alto, porém, o payback (tempo em que o valor investido é pago através da economia), é rápido, leva apenas cerca de cinco anos. Os projetos de eficiência energética estão promovendo o uso de energias renováveis e servindo de exemplo para todos! Essas ações realizadas na Udesc são parte do Projeto Carbono Zero, previsto no Plano de Gestão 2016-2020. Essas mudanças com certeza irão agregar valores a Universidade do Estado de Santa Catarina.

O Brasil tem um grande potencial solar que precisa ser aproveitado! A ideia de usar a energia solar para gerar abastecimento energético em universidades é excelente e a Udesc não é a única. Você sabia a USP possui uma usina de energia solar? São três sistemas instalados pelo prédio. Os sistemas totalizam 540 kW de potência.

Em Lins – São Paulo, uma universidade também inaugurou uma usina solar para abastecer suas instalações. A usina solar é composta por 1.680 placas distribuídas em uma área de seis mil metros quadrados, com capacidade para abastecer até 500 casas por mês. Seguindo neste ramo, a Bahia inaugurou um laboratório de certificação de painéis solares. A energia solar não para de crescer!

Navegue pelo Portal Solar para conhecer mais sobre a placa solar, painel solar e a energia solar fotovoltaica. Em nosso blog publicamos muitas informações, curiosidades e novidades sobre o assunto da energia solar. Se estiver interessado em fazer uso desta energia sustentável, entre em contato conosco e solicite um financiamento para energia solar.