Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eficiência

Prédio da capital paulista está entre mais sustentáveis da AL

Consumo de energia do lugar é 25% menor quando comparado com edifícios novos e com as mesmas características

Prédio da capital paulista está entre mais sustentáveis da AL

O empreendimento EZ Towers – Torre A, imóvel da São Carlos Empreendimentos e Participações localizado na Avenida Chucri Zaidan, em São Paulo, conquistou a certificação LEED O+M Platinum e se tornou o primeiro edifício corporativo multiusuário a obter este nível de reconhecimento na América Latina.

O empreendimento se mostra altamente eficiente no uso de recursos. Como exemplo, seu consumo de energia é 25% menor quando comparado com edifícios novos e com as mesmas características, o que o torna um dos edifícios mais eficientes em território Nacional. Usuários que ocupam seus andares observam reduções dos gastos com energia que variam de 30% a 40%. Em relação ao consumo de água, o EZ Towers – Torre A é até 40% mais eficiente do que a média dos outros empreendimentos monitorados pela CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, empresa responsável pela consultoria em sustentabilidade e certificação LEED do empreendimento. Adicionalmente, mais de 60% do resíduo sólido gerado no empreendimento é enviado para reciclagem, reduzindo substancialmente o volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários.

Estes resultados foram obtidos graças ao processo continuo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que se iniciou na concepção da edificação e se estendeu durante o período de ocupação do EZ Towers – Torre A, permitindo que toda a tecnologia embarcada pudesse gerar os resultados esperados.

O LEED avalia os impactos ambientais gerados por edificações em todo mundo e reconhece aquelas com as melhores práticas na construção e manutenção das instalações. Presente em mais de 160 países, o LEED é a principal plataforma utilizada para a certificação dos chamados green buildings. A sua tipologia O+M se refere a operação e manutenção de empreendimentos existentes.

Para receber um selo LEED O+M, as construções são avaliadas segundo uma pontuação de 0 a 110 em oito diferentes categorias que avaliam aspectos como eficiência no uso de água e energia, qualidade do ambiente interno, inovação nas operações, entre outros. De acordo com a pontuação obtida, a edificação é classificada como “certificada” (40 a 49 pontos), “silver” (50 a 59 pontos), “gold” (60 a 79 pontos) e “platinum” (a partir de 80 pontos). O EZ Towers – Torre A recebeu o nível mais alto da certificação, ou seja, platinum.

No início do mês de maio, o EZ Towers – Torre A já havia recebido outro reconhecimento internacional com o Prêmio Prix d’Excellence na categoria Escritórios, promovido pela Federação Internacional Imobiliária (FIABCI), que inclui mais de 60 países. Um painel de especialistas escolheu o empreendimento após avaliar diferentes aspectos, entre eles criação arquitetônica, comercialização e gestão das instalações. O empreendimento possui, também, a certificação LEED Core&Shell Gold e o selo guiaderodas, que identifica imóveis com alto nível de acessibilidade.