Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Potencial do milho precisa virar realidade no Brasil

Brasil ocupa também posição cada vez mais importante no mercado internacional deste grão.

Potencial do milho precisa virar realidade no Brasil

A cultura do milho tem se destacado a cada novo ano, atingindo recordes de produção e de produtividade. Já nem existe mais a chamada “safrinha”, que mostra alguns números até melhores do que a safra normal. O Brasil ocupa também posição cada vez mais importante no mercado internacional deste grão. São ótimas notícias. Mas ainda há potencial para mais crescimento e para números ainda mais expressivos. É nisso que apostam diferentes instituições que, unidas, estão colocando em prática o Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Milho no Brasil.

Coordenado pela Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) e pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o programa tem o apoio da Fundação Dom Cabral e da Embrapa. Entre os principais objetivos, está discutir o potencial da cultura, mostrando gargalos, oportunidades e desafios. E, nesse sentido, a participação dos produtores rurais é fundamental, pois são eles que sabem, no dia-a-dia, o que funciona e o que pode ser melhorado em sua atividade no campo. Já foram realizadas reuniões em Porto Alegre-RS, São Paulo-SP e Belo Horizonte-MG e estão sendo programadas outras em cidades como Cuiabá-MT, Brasília-DF e Recife-PE.

De acordo com José Carlos Cruz, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo na área de fitotecnia, o milho é plantado por mais de dois milhões de produtores rurais brasileiros “com grandes variações nos níveis tecnológicos e nas condições de clima e solo, portanto com grandes variações na produtividade”. Em números, as médias de produtividade cresceram, comparando-se os períodos de 1999/2002 e 2009/2012, de 3.934 para 5.923 kg/ha na safra normal do Centro-Sul do Brasil, de 2.223 para 4.500 kg/ha na segunda safra (a antiga “safrinha”) e de 1.057 para 1.889 kg/ha na safra normal do Nordeste.

“Na realidade, gostaríamos que este aumento de produtividade fosse mais rápido”, afirma o pesquisador, lembrando que é preciso levar em conta as peculiaridades de cada uma dessas três regiões. Enquanto o Centro-Sul tem maior potencial de produção, uma área plantada em torno de 5,2 milhões de hectares e apresenta estados com rendimentos médios de 8.000 kg/ha, o Nordeste e o Norte do país sofrem com restrições climáticas e tecnológicas e têm milho em cerca de três milhões de hectares. Por sua vez, a atual segunda safra teve cerca de sete milhões de hectares e “é uma cultura sujeita a grandes riscos climáticos e com menor potencial de produção”, segundo José Carlos.

Ainda a melhorar – Mesmo com os inegáveis avanços, a cultura do milho precisa aprimorar sua cadeia produtiva, que, na visão do pesquisador da área de economia agrícola da Embrapa Milho e Sorgo Rubens Augusto de Miranda, ainda é relativamente desorganizada. “Os produtores e os seus principais consumidores (indústria de carnes) vivem em permanente conflito. O crescimento da produção do milho no Brasil demanda uma melhor organização. Os elos da cadeia precisam acordar algum mecanismo para que todos ganhem”, explica.

E é justamente na tentativa de organizar melhor a cadeia do milho que entra o programa encabeçado pela Abramilho e pelo Mapa. Nas discussões, têm sido identificadas as demandas reais do produtor, por exemplo em relação à logística de escoamento do milho e ao seguro agrícola. Ao final da rodada de reuniões, que vai passar por importantes regiões produtoras do país, a ideia é que seja construído um plano a ser apresentado ao Governo Federal para subsididar novas políticas públicas para o milho.

Segundo José Carlos, “existem tecnologias confiáveis em todas as etapas do ciclo da cultura. É lógico que sempre aparecem problemas novos. Por exemplo, o uso do milho Bt cria oportunidade para o aparecimento de uma série de pragas secundárias que, antes, eram controladas com a aplicação de inseticidas para o controle das lagartas. Também é necessário aprimorar certas tecnologias, como o controle químico de doenças”. Ou seja, aprimorando-se as tecnologias de produção e de manejo da cultura do milho, como tem sido feito por instituições como a Embrapa e universidades, e com outros elos da cadeia acompanhando essa evolução, o negócio milho tem tudo para colocar o Brasil como destaque ainda maior em âmbito mundial.