Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Potencial energético

Pós pandemia trará oportunidade para novos projetos de bioeletricidade e biogás

Estudo aponta que se todos os resíduos fossem aproveitados apenas nas usinas sucroenergéticas do Estado de São Paulo, o potencial de geração de eletricidade somente com biogás atingiria quase 32 mil GWh

Pós pandemia trará oportunidade para novos projetos de bioeletricidade e biogás

De acordo com o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás – Research Centre for Gas Innovation – RCGI (2019), se todos os resíduos fossem aproveitados apenas nas usinas sucroenergéticas do Estado de São Paulo, o potencial de geração de eletricidade somente com biogás atingiria quase 32 mil GWh, o equivalente a 80% da geração anual da usina Belo Monte ou a atender por mais de 40 anos o consumo de energia elétrica de todas as residências em Ribeirão Preto /SP, uma cidade com aproximadamente 700 mil habitantes.

Por outro lado, levantamento recente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), mostra que a geração de energia elétrica para a rede, utilizando o biogás na agroindústria, foi de apenas 18,5 GWh em 2019. “O descompasso entre o potencial técnico desta fonte e sua efetiva utilização mostra um enorme hiato potencial gigantesco a ser aproveitado pela agroindústria, em especial a do sucroenergético, onde temos a maior reserva estratégica de geração de energia em termos de potencial, quer seja biogás ou biometano. Enfim, há uma avenida de oportunidades quando se fala em biogás e biometano no setor sucroenergético”, afirma Zilmar de Souza, gerente de bioeletricidade da UNICA.

Segundo ele, embora haja previsão de queda na carga de energia nacional da ordem de 3% em 2020, ainda assim, entre 2021 e 2024 a previsão é crescimento médio de 4% ao ano. “Passada a pandemia, acredito que o consumo de energia elétrica pode surpreender, de repente com um crescimento do PIB mais significativo até 2024, estimulado por investimentos em infraestrutura por exemplo, o que alteraria este cenário energético traçado até meados desta década pelas entidades do setor elétrico brasileiro”, disse, comentando que poderá ser um oportunidade para novos projetos de bioeletricidade e biogás.