Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Porque uma boa fazenda de suínos não pode ficar sem tecnologia

A escassez de mão-de-obra é um dos principais problemas na produção suína moderna

Porque uma boa fazenda de suínos não pode ficar sem tecnologia

A escassez de mão-de-obra é um dos principais problemas na produção suína moderna. No entanto, mudar para a tecnologia para economizar mão-de-obra parece um passo gigantesco, diz Casey Bradley, especialista em tecnologia de alimentação de suínos. Ela tem pelo menos três boas razões para considerar mais aplicações tecnológicas.

Minha transição profissional na DSM tem sido bastante movimentada. Eu tenho planejado ativamente um programa comercial de pesquisa de porcas na América do Norte. Durante o processo de investigação, discuti minhas ideias com várias pessoas da minha rede acadêmica e industrial.

Problema número um na produção de suínos

Durante muitas das discussões com os produtores, o problema número um que eles estão enfrentando é uma escassez de mão-de-obra, muito menos acesso a mão-de-obra altamente treinada. Durante as discussões da pesquisa, tive que explicar o tipo de tecnologias de alimentação que precisaríamos usar para pesar com precisão e misturar diferentes dietas para porcas gestantes e lactantes.

Como nutricionista, entendo os benefícios potenciais deste tipo de equipamento para qualquer sistema de produção e não apenas pesquisa. No entanto, a tecnologia assusta os produtores e segue o mesmo caminho para a minha última coluna, “choque de adesivo” (preços inesperadamente altos) é a questão maior. Muitos deles administram as finanças e não podem justificar o preço extra de um milhão de dólares.

Tecnologia pode economizar mão de obra em celeiros

Estou perplexa com as contradições de uma escassez de mão-de-obra, sendo o problema número um enfrentado pela nossa indústria e não considerando uma tecnologia que economize ou estenda mão-de-obra dentro de um sistema. Assim, se você está considerando novas tecnologias para seus sistemas, pensei em compartilhar com você algumas das minhas percepções ou benefícios:

Capacidade de contratar um tipo diferente de empregado

A geração Z não pode viver sem tecnologia. Essa nova geração entende a tecnologia e sabe como usar essas ferramentas para ser mais eficiente e bem-sucedida. Além disso, você pode utilizar as pessoas que são boas em criação de animais para o trabalho com animais e as pessoas “técnicas” para manter seus equipamentos funcionando.

Foco animal direcionado

Este tipo de tecnologia permite que você encontre as porcas em risco mais rápido e fácil, enquanto os outros 80-95% cuidam de si mesmos. Além disso, há muitas pesquisas disponíveis sugerindo que as matrizes têm necessidades nutricionais diferentes, baseadas em vários fatores. A tecnologia de mistura de rações permite que você adapte a porca às suas necessidades individuais, aumentando a produtividade e / ou a eficiência dela.

Transparência clara

Essas tecnologias fornecem dados para ajudá-lo a tomar decisões melhores, desde a compreensão do motivo pelo qual você realmente está perdendo animais, até a execução de seus próprios testes internos de pesquisa, para minimizar ainda mais o erro humano. Não há mais como adivinhar se a porca comeu ou não ontem, mas você saberá disso antes mesmo de terminar sua xícara de café da manhã. Sem mencionar que os consumidores de hoje querem transparência e tecnologia pode ajudar em nossa transparência.

ROI claro para fazendas de suínos

Resumindo, uma boa estimativa do custo de um empregado nos EUA é de cerca de US$ 50-75.000 por ano para um sistema de produção. Em um plano de depreciação normal, o equipamento é depreciado em 10 anos.

Dentro de um sistema de 5.000 porcas, o equipamento adicionado é de aproximadamente US$ 20 / porca / ano. Se você puder administrar a unidade com um funcionário a menos e potencialmente produzir mais um suíno por porca por ano, o ROI (Return on Investment) estará lá. Desta vez, não preciso de um modelo econômico que apenas um matemático entenda, mas é um forte argumento comercial considerar a adição de tecnologia às suas unidades.