Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Políticas Globais será o tema da primeira mesa redonda do V EnPI

O V EnPI acontece de 9 a 10 de outubro, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Políticas Globais será o tema da primeira mesa redonda do V EnPI

Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade é o tema da primeira mesa redonda, da 5ª edição do Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (V EnPI) realizado pela Embrapa Agroenergia.

Nessa mesa redonda há a participação de vários especialistas e expoentes da area, como salienta o presidente do comitê científico do evento e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Molinari. Cada um irá abordar o tema sob um contexto diferenciado, sempre englobando a questão da sustentabilidade.

A primeira palestra será proferida pelo Chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Renato Godinho que apresenta a plataforma Biofuturo. A Plataforma é uma iniciativa para acelerar o desenvolvimento e a implantação de biocombustíveis avançados nos setores mais diversos, como alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.

Na sequencia o Presidente da Datagro Consultoria, o Plínio Nastari aborda a redução das emissões globais pelo uso de biocombustíveis. Neste contexto então, o programa RenovaBio será apresentado e discutido pelo Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda. O RenovaBio tem por objetivo traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis, na matriz energética brasileira. Hugo Molinari comenta que será um tema importantíssimo, de muito interesse do setor produtivo e que se complementa com a ferramenta que será apresentada na palestra da Marília Foleghatti.

Dada a necessidade de certificação no contexto do RenovaBio, a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Marília explica o funcionamento da Renovacalc. É uma ferramenta que funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis em usinas e áreas agrícolas, caracterizando a mitigação das emissões. Por fim o Diretor-executivo da Consultoria e Treinamento Maranduba, Henrique Maranduba expõe uma visão das Biorrefinarias integradas no contexto das microalgas, como um caminho para viabilidade energética e ambiental na produção de Biodiesel.

V EnPI

O V EnPI acontece de 9 a 10 de outubro, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O Evento tem como objetivo estabelecer um fórum de discussão sobre Agroenergia e química e tecnologia de biomassa. Está programado para acontecer um Simpósio Agroenergia em Foco, com tema central será Biomassa para a Bioeconomia com quatro mesas redondas e palestras.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no site www.embrapa.br/enpi2018