Sustentabilidade

Planta de hidrogênio verde de 200 MW será instalada no porto de Rotterdam, na Holanda

14-Jan-2022 08:19

A thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers assinou um contrato de fornecimento com a Shell para o projeto de larga escala “Hydrogen Holland I” no porto de Rotterdam, na Holanda. Com o projeto, a thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers vai desenvolver, produzir e instalar uma planta de 200 MW com base em seu módulo de eletrólise de água alcalina de 20 MW de larga escala.

O trabalho de construção dos eletrolisadores deve começar no primeiro semestre de 2022. A decisão final de investimento da Shell para construir o 'Holland Hydrogen I' está prevista para 2022, com o início da produção programada para 2024.

“Estamos ansiosos para apoiar a construção de um importante hub de hidrogênio na Europa Central e contribuir para a transição da Europa para a energia verde”, disse o Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. “Com o nosso tamanho de módulo padrão de larga escala, fortaleceremos ainda mais a estratégia de hidrogênio da Shell. A parceria combina perfeitamente nossa excelência em engenharia com a competência da Shell, um dos maiores players globais de energia.”

Excelência em engenharia para o novo mercado de energia

O centro das instalações do projeto “Hydrogen Holland I” será em uma área de dois hectares, equivalente ao tamanho de três campos de futebol. O hidrogênio verde será produzido para a indústria e o setor dos transportes, sendo toda a eletricidade proveniente do parque eólico offshore Hollandse Kust (Noord), com garantias de origem de energia limpa. O hidrogênio pode ser transportado por meio de um duto com cerca de 40 quilômetros de extensão que vai da usina até o Parque de Energia e Produtos Químicos da Shell em Rotterdam. Ser carbono neutro é a prioridade número um para a planta: materiais de construção reutilizáveis ??serão aplicados sempre que possível e painéis solares serão incorporados nas paredes externas do polo. A fábrica estará aberta a visitantes selecionados quando estiver totalmente operacional.

O hidrogênio verde é um dos principais pilares da transição energética para a descarbonização sustentável. Até 2025, espera-se que os países que representam mais de 80% do PIB global entrem na economia do hidrogênio. Como líder global em tecnologia para hidrogênio verde, a thyssenkrupp impulsiona seus clientes a se transformarem em empresas livres de carbono.