Guia Gessulli
Sustentabilidade

Planta de hidrogênio verde de 200 MW será instalada no porto de Rotterdam, na Holanda

14-Jan-2022 08:19

A thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers assinou um contrato de fornecimento com a Shell para o projeto de larga escala “Hydrogen Holland I” no porto de Rotterdam, na Holanda. Com o projeto, a thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers vai desenvolver, produzir e instalar uma planta de 200 MW com base em seu módulo de eletrólise de água alcalina de 20 MW de larga escala.

O trabalho de construção dos eletrolisadores deve começar no primeiro semestre de 2022. A decisão final de investimento da Shell para construir o 'Holland Hydrogen I' está prevista para 2022, com o início da produção programada para 2024.

“Estamos ansiosos para apoiar a construção de um importante hub de hidrogênio na Europa Central e contribuir para a transição da Europa para a energia verde”, disse o Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. “Com o nosso tamanho de módulo padrão de larga escala, fortaleceremos ainda mais a estratégia de hidrogênio da Shell. A parceria combina perfeitamente nossa excelência em engenharia com a competência da Shell, um dos maiores players globais de energia.”

Excelência em engenharia para o novo mercado de energia

O centro das instalações do projeto “Hydrogen Holland I” será em uma área de dois hectares, equivalente ao tamanho de três campos de futebol. O hidrogênio verde será produzido para a indústria e o setor dos transportes, sendo toda a eletricidade proveniente do parque eólico offshore Hollandse Kust (Noord), com garantias de origem de energia limpa. O hidrogênio pode ser transportado por meio de um duto com cerca de 40 quilômetros de extensão que vai da usina até o Parque de Energia e Produtos Químicos da Shell em Rotterdam. Ser carbono neutro é a prioridade número um para a planta: materiais de construção reutilizáveis ??serão aplicados sempre que possível e painéis solares serão incorporados nas paredes externas do polo. A fábrica estará aberta a visitantes selecionados quando estiver totalmente operacional.

O hidrogênio verde é um dos principais pilares da transição energética para a descarbonização sustentável. Até 2025, espera-se que os países que representam mais de 80% do PIB global entrem na economia do hidrogênio. Como líder global em tecnologia para hidrogênio verde, a thyssenkrupp impulsiona seus clientes a se transformarem em empresas livres de carbono.

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil
25 de Janeiro de 2022
Fonte Renovável

Fontes solar e eólica terão mais espaço na geração de energia do Brasil

As informações constam na minuta do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, que foi colocada em consulta pública nesta segunda-feira (24/01).

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro
Biometano

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido