Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Piauí e Espanha firmarão parceria na área energética

Parceria será via Cener, fundação pública referência mundial em relação à tecnologia.

Piauí e Espanha firmarão parceria na área energética

O Governo do Piauí e a Espanha, através do Ministério da Indústria e do Governo de Navarra, firmarão parceria técnica na área de energias renováveis. Nesta sexta-feira (4), no Palácio de Karnak, o secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luiz Gonzaga Paes Landim, reuniu-se com representantes do Centro Nacional de Energias Renováveis (Cener), ligado ao Governo espanhol, para tratar sobre a parceria. O Cener é uma fundação pública e referência mundial em relação à tecnologia para obtenção de energia limpa.

O Piauí será o primeiro estado brasileiro a firmar parceria com a fundação. “Esse pioneirismo se deve ao fato de o governador Wilson Martins ter visitado a sede do Cener, juntamente com uma comitiva do Governo Brasileiro, cerca de dois anos e meio atrás. A partir daí, estreitou-se a relação com o Estado. Além disso, o Piauí tem grande potencial, especialmente na área de energia eólica, termossolar e biomassa”, comentou Eduardo Aznar, gerente de Desenvolvimento de Estratégias e Negócios do Cener.

Inicialmente, essa parceria deve levar à confecção de um mapa energético do Piauí, além de mapas específicos, como os de radiação solar e potencial eólico. Em segundo momento, deve ser elaborado um estudo de viabilidade de instalação de um centro de energias renováveis no Estado.

“Temos interesse máximo de atuar no Brasil. Somos um centro tecnológico com atuação nos cinco continentes, e nossa parceria com o Piauí deverá envolver a transferência de tecnologia, formação de pessoal, realização de fóruns e jornadas, realização de estudos personalizados”, detalhou Eduardo Aznar.

“O Piauí tem um grande potencial na área de energias renováveis. Com o crescimento da demanda energética, aproveitar esse potencial para produção de energia solar, energia eólica, biomassa é uma ótima alternativa”, afirmou Paes Landim, ressaltando que o governador Wilson Martins (que encontra-se em viagem oficial à região Norte do Piauí) é um grande entusiasta do setor, especialmente pela possibilidade de ampliar a matriz energética do estado de forma eficiente e sustentável.