Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estatal

Petrobras vai investir em energia eólica offshore

Estatal se comprometeu a desenvolver energia eólica e solar em seu mais recente plano estratégico.

Petrobras vai investir em energia eólica offshore

A Petrobrás lançou na quarta-feira (05/12) seu Plano Estratégico 2040 e Plano de Negócios e Gestão 2019-2023. A estatal disse reconhecer que a demanda por energia renovável está crescendo e quer se tornar uma empresa de energia integrada.

O Plano Estratégico delineou sua visão como uma empresa integrada de energia, alinhada às necessidades da sociedade e aumentando a diversificação em fontes e usos de energia.

A Petrobras disse que seu foco em petróleo e gás continua importante, mas que dará mais espaço para outras fontes de energia e ajustou sua estratégia em vista da transição para uma economia de baixo carbono.

A empresa confirmou que pretendia operar em umnegócio rentável de energia renovável, com foco em energia eólica e solar. Também confirmou um compromisso com a descarbonização de processos e produtos.

Em uma apresentação sobre a estratégia, a companhia disse que seu investimento crescente em energia renovável tomaria a forma de participação em leilões de energia solar, entrada gradual no mercado de geração solar distribuído e projetos eólicos offshore. Seus esforços nessas áreas incluirão parcerias com a Total e a Equinor.

Em setembro de 2018, a estatal petrolífera e a estatal norueguesa Equinor assinaram um memorando de entendimento para explorar oportunidades no setor eólico offshore. Juntas, as empresas planejam avaliar um negócio conjunto em energia eólica offshore no Brasil.