Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Pesquisadores do ramo da energia solar estão criando uma estrada para recarregar carros elétricos sem o uso de tomadas

O futuro cada vez mais próximo! Já pensou em recarregar seu carro elétrico enquanto percorre a estrada? É o que pesquisadores do ramo de energia solar do Estados Unidos estão estudando para colocar em pratica

Pesquisadores do ramo da energia solar estão criando uma estrada para recarregar carros elétricos sem o uso de tomadas

Recarregar carros elétricos enquanto percorre na estrada é uma coisa futurística e distante de acontecer? Talvez não para um grupo de pesquisadores do ramo da energia solar dos Estados Unidos, na Universidade Cornell, que estão trabalhando em um projeto para uma espécie de sistema de recarga wireless nas rodovias do país.

De acordo com os pesquisadores do ramo de energia solar, em especial o professor de engenharia Khurram Afridi, um dos idealizadores do projeto, se seu carro elétrico estiver descarregando, basta você passar por cima da faixa para recarregar e ela será capaz de identificar os carros que trafegam e depois enviar a energia.

O Pesquisador do ramo de energia solar afirmou também que o projeto ainda está um pouco longe para se tornar uma realidade no país, e que deverá durar no mínimo 5 anos para que possamos observar esse projeto futurístico funcionando de forma correta e eficaz. Já existem alguns sistemas de recarga via wireless para carros elétricos, porém, são estáticos e não funcionam em todos os modelos. Há poucos modelos, como o híbrido plug-in BNW 530e iPerformance.

A proposta dos pesquisadores de energia solar será vista com bons olhos por muita gente que pretende mudar dos carros convencionais, a combustão, para os carros elétricos. Isso pode convencer até aqueles que não pretendem mudar para os elétricos por conta da baixa autonomia e a pouca infraestrutura para recarregar.

Benefícios do projeto para a indústria solar
Se o projeto sair do papel, com certeza resolverá um dos maiores “gargalos” no setor de carros elétricos: o tempo utilizado para recarregar a bateria. Apesar desse processo se inovar a cada dia que passa, ele ainda é um obstáculo em situações em que são necessárias viagens longas.

A estrada para recarregar seria a solução perfeita para esse tipo de viagem, mas os especialistas também colocam como obstáculo a forma de se tarifar a energia usada na estrada, já que a energia que ali é distribuída precisa ser paga por alguém, em especial aqueles que usam os carros elétricos.

Propostas semelhantes estão sendo criadas em diversos países
A proposta dos pesquisadores do ramo de energia solar da Universidade de Cornell não é a única para carros elétricos. O governo da Suécia, em parceria com a empresa israelense Electron, instalou um sistema para recarregar carros elétricos via wireless em um trecho de uma via pública da ilha de Gotland, com 1,6 km.

O projeto da Suécia ainda está em fase de testes e é voltado para veículos de comércio, e, apesar disso, o sistema se mostrou eficiente para recarregar a bateria de um caminhão. O próximo passo do governo Sueco será instalar o sistema para recarregar veículos em uma estrada com cerca de 30 km.