Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inside

Pesquisador Guy de Capdeville é nomeado diretor-executivo de P&D da Embrapa

Desde 2016, Capdeville era chefe-geral da Embrapa Agroenergia. Pesquisador também ocupava a presidência do Colegiado de Gestores da Empresa

Pesquisador Guy de Capdeville é nomeado diretor-executivo de P&D da Embrapa

O pesquisador Guy de Capdeville é o novo diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. Ele foi escolhido pelo presidente da Empresa, Celso Luiz Moretti, e a sua nomeação foi aprovada na sexta-feira (7) pelo Conselho de Administração da Embrapa, o Consad. 

“Trata-se de alguém absolutamente capaz de conduzir as mudanças necessárias para que a Embrapa continue longeva e relevante ao País”, declarou o presidente do Consad, Fernando Camargo, durante a cerimônia de posse. O novo diretor afirmou estar em consonância com os projetos delineados pelo presidente da Empresa e demandados pelo Ministério da Agricultura. “Estamos dispostos a responder aos desafios e efetuar as mudanças demandadas pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina”, declarou.

Engenheiro-agrônomo graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Capdeville ingressou em 2001 na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF), onde atuou por dez anos como pesquisador. Em 2011, assumiu a chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, na mesma cidade, e, desde 2016, ocupava o cargo de chefe-geral daquela Unidade.

PhD em fitopatologia pela Universidade de Cornell, Estados Unidos, ele atuou na pesquisa com interação patógenos x hospedeiros em nível molecular e ultraestrutural, citogenética vegetal e desenvolvimento de técnicas de microscopia de luz e eletrônica para apoio à caracterização funcional de genes.

Foi presidente do Comitê Gestor do Portfólio Sucroalcooleiro Energético da Embrapa e representa a Empresa na Câmara Setorial do Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e no Grupo de Segurança de Infraestruturas Críticas de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PGANBIO) do Gabinete de Segurança Institucional da Casa Civil. Capdeville também presidia o Colegiado de Gestores da Embrapa, instância de interlocução entre as Unidades Descentralizadas e a Diretoria Executiva da Empresa.