Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geração de Energia

Pesquisa vai ajudar a avaliar a energia que chega à zona rural do Oeste do PR

Programa também vai identificar a demanda necessária para atender esse público nos próximos dez anos

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que conta com o apoio da Itaipu Binacional, quer saber como está à qualidade e a quantidade da energia elétrica que chega à área rural dos 54 municípios do Oeste paranaense. A ideia é também identificar a demanda necessária para atender esse público nos próximos dez anos. 

Para fazer este diagnóstico, o POD lançou, em parceria com o CIBiogás, dois formulários na internet para que os produtores possam detalhar como está a energia em suas propriedades e qual a perspectiva de crescimento na próxima década, já que a instabilidade do fornecimento da energia elétrica na área rural é apontada como um empecilho para o crescimento das cadeias produtivas da proteína animal da região: frango, leite, suíno e pescado. Atualmente, juntas, elas geram uma receita de mais de R$ 8,5 bilhões por ano. 

“Sabemos que há problemas, mas com este diagnóstico poderemos identificar as demandas e propor soluções. Para isso, precisamos conhecer detalhadamente a situação de cada município”, explicou Jerri Toninato, secretário da Câmara Técnica de Energias do POD. 

Entre as propostas já previstas pelo programa está a parceria com a concessionária de energia para aumentar a potência e ampliar as linhas de transmissão que chegam à zona rural; incentivar a produção de biogás e outras fontes de energia nas propriedades e, ainda, construir uma usina de biogás capaz de atender várias propriedades. 

“Melhorar a energia é uma das bandeiras do programa. Sabemos que para um produtor de aves, por exemplo, bastam 30 minutos sem eletricidade para que elas comecem a morrer”, disse o presidente do POD, Danilo Vendruscolo. Na maioria das vezes, os produtores acionam o gerador, mas nem sempre dá tempo. E quando dá, o custo é bem mais alto. 

Formulários

Os formulários são simples e rápidos de responder. Os produtores precisam preencher, por exemplo, dados como ramo de atividade, quantidade de animais na propriedade, consumo médio, números de interrupções sofridas nos últimos 12 meses, quanto tempo dura uma interrupção de energia, se tem gerador e se produz energia no sítio ou fazenda.

Sobre a projeção de crescimento, os produtores devem responder dados como expectativa de aumento da produção por ano, quais problemas podem dificultar o avanço, se pretende investir na geração de energia e qual seria a fonte de preferência.

Links para os formulários 

Projeção de demanda

Qualidade de energia