Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Pernambuco ganhará duas usinas de biogás em 2021

Projeto de geração de energia limpa será feito pela ETCBio em parceria com empresa de tecnologia alemã. Investimento será de R$ 25 milhões

Pernambuco ganhará duas usinas de biogás em 2021

Pernambuco vai receber projetos de produção de biogás a partir do próximo ano. Através de um Acordo de Cooperação Técnica com a empresa de tecnologia alemã ECO Erneuerbare Energien GmbH, a startup pernambucana Empresa de Tecnologia e Consultoria (ETCBio) está desenvolvendo um projeto para geração de energia renovável. Serão duas usinas de biogás em Pernambuco com valor de investimento em R$ 25 milhões.

Lotada no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), a ETCBio desenvolve pesquisas e projetos de inovação em fontes de energias renováveis. Por isso, uma das diretrizes da empresa é a proteção ao meio ambiente. “É uma saída 100% ambiental. Não deixamos passivo nenhum no meio ambiente. É um processo limpo em que não tem agressão ao meio ambiente porque 99,8% do componente sai limpo”, disse um dos fundadores e CEO da ETCBio, Magno Gomes.

O principal objetivo com a implantação das usinas é produzir biogás a partir de resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais e esgoto sanitário. “Produzimos o biogás, que pode ser convertido em biometano para injetar na rede de Gás Natural ou pode ser convertido em energia elétrica para a rede elétrica”, explicou um dos fundadores da ETCBio, Paulo de Melo. A empresa também produzirá biofertilizantes, componente natural que substitui os fertilizantes químicos, voltados para a agricultura.

As plantas ficarão localizadas em dois municípios pernambucanos, ainda sem poder divulgá-los por questões estratégicas. A expectativa é de iniciar as construções das usinas até o final deste ano. Até 2021, a ETCBio pretende estar com elas em funcionamento. “Já está tudo alinhado, já temos a viabilidade de captar os insumos e já temos a tecnologia”, informou Gomes. A ETCBio conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) para desenvolver o projeto. Além de poder instalar plantas em Pernambuco, a empresa pernambucana tem liberação para implantar usinas em toda a América Latina. 

As tratativas para implantação das usinas em Pernambuco ocorrem há um ano e meio entre as empresas. Com mais de 500 usinas de biogás localizadas no mundo, sendo 450 na Alemanha, a ECO GmbH planeja e desenvolve tecnologia para essas instalações. As usinas de Pernambuco seguirão um modelo como a última instalada pela empresa alemã, que fica na Coreia do Sul e funciona para o tratamento de mais de 70 mil toneladas de estrume e resíduos alimentares.