Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Transporte

PepsiCo e Scania fazem parceria para compra de caminhões movidos a GNV e/ou biometano

A PepsiCo, uma das líderes mundiais no segmento de alimentos e bebidas, firmou parceria com a Scania com a compra de 18 caminhões movidos a GNV e/ou biometano, no que é considerada a maior aquisição de caminhões movidos com esta tecnologia pioneira no país. A Casa Scania Codema (SP) foi a responsável pela venda.

Os modelos serão usados no abastecimento de produtos da PepsiCo por todo o território nacional e representam mais um passo para o uso de sistemas mais sustentáveis no transporte de cargas. O anúncio é feito em um momento especial, um dia antes do Dia Mundial do Meio Ambiente, e comprova a parceria das empresas para mitigar os impactos das emissões de CO2 na atmosfera.

“O objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem liderando esta transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável, e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o ‘Aqui e Agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”

Para Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, a parceria com a Scania mostra mais uma vez o pioneirismo da empresa em ser ambientalmente responsável. “A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra a nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável”, comenta Sacchi. “Temos o orgulho de anunciar medidas concretas, que se somam às outras que já possuímos, para contribuir consideravelmente para atingirmos a nossa meta global de redução em 20% as emissões de CO2 até 2030”, completa o executivo.

Período valioso de demonstração

Até definir pela compra dos 18 caminhões sustentáveis Scania (são 10 modelos G 340 4×2 e oito R 410 6×2), a PepsiCo recebeu um caminhão de demonstração em novembro de 2019. “O veículo foi colocado à prova nas mais severas condições que sua proposta de atuação promete. Ele atuou na operação real e pudemos, em parceria com a PepsiCo, analisar todas as informações geradas e benefícios práticos do produto”, explica Barral.

“O período de testes foi fundamental para que pudéssemos ter resultados efetivos e uma decisão de compra assertiva, com destaque para a alta redução na emissão de poluentes, a diminuição de ruídos e as rotas com maior equilíbrio de custos e disponibilidade para reabastecimentos”, ressalta Eduardo Sacchi.

A rede de concessionárias Scania está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses. “Esta frota mais sustentável rodará praticamente todo o Brasil e daremos todo o suporte na operação do cliente, para manter a manutenção em dia e garantir a disponibilidade dos produtos”, completa Barral.

A frota conta com as mais modernas tecnologias do mercado presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou as suas vendas em fevereiro de 2019, e estará toda equipada para que a equipe de gestão possa usufruir de todos os benefícios que os Serviços Conectados da Scania oferecem. Os caminhões também possuem o programa de manutenção Premium Flexível, que permite reduzir em até 25% os custos de manutenção.

Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, eles têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.