AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Guincho

Pensando em comprar um carro elétrico? Saiba que o veículo não pode ser rebocado

Antes de aderir a eletrificação de veículos, descubra a seguir o motivo pelo qual os carros elétricos não podem ser rebocados

Redação com informações de Click Petróelo e Gás
03-Nov-2021 12:26 - Atualizado em 03/11/2021 13:02

Os carros elétricos já se tornaram realidade no Brasil e devido aos altos preços dos combustíveis como etanol, gasolina, diesel, GNV, etc, a busca pelos novos veículos tem despertado ainda mais o interesse dos brasileiros. No entanto, se você está pensando em aderir a eletrificação de veículo, saiba que ainda existem muitos percalços que o segmento de elétricos deve superar para realmente se popularizar.

Apesar do aumento pela busca pelos carros elétricos terem crescido no país, os altos preços e a falta de infraestrutura das cidades ainda não permite que grande parte da população brasileira adquira este veículo.

Vamos ao que interessa, o segmento ainda possui um outro problema: os carros elétricos não podem ser rebocados

Para quem ainda está se adentrando no assunto, diferente dos veículos que são movidos a combustão, os carros elétricos não possuem as mesmas configurações do conhecido ponto neutro da embreagem.

Essa questão é importante de ser levantada em consideração porque com o cenário atual, facilmente um veículo pode apresentar falhas mecânicas ou simplesmente ficar sem bateria. Caso isso aconteça, quais as medidas o condutor deve tomar?

Quando um carro é rebocado, é necessário colocá-lo em ponto neutro para que as rodas fiquem livres a partir do desengate do motor. Ou seja, sem esse ponto neutro nos carros elétricos, não tem como um veículo elétrico realizar esse desengate. No caso dos carros elétricos, o ponto neutro permite que o carro apenas seja conduzido por poucos metros até ser guinchado.

Carros elétricos precisam ser guinchados

Quando houver a necessidade de um socorro, seja por falha mecânica, será necessário guinchar o veículo em um guincho tipo plataforma, aqueles em que o veículo vai parado em cima do reboque, e não sendo puxado.

O guincho também será necessário para caso o veículo fique sem bateria porque diferente dos veículos a combustão, também não é possível realizar a famosa “chupeta” nos carros elétricos.

A ação é inviabilizada porque a bateria de um veículo elétrico é totalmente diferente e muito mais pesada de um veículo tradicional. Dessa forma a quantidade de energia que será utilizada também será muito maior no comparativo com um carro a combustão.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade