Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Qualidade

Participe do programa "Abra que aqui tem qualidade" e adquira selo

Programa de qualidade visa o aprimoramento das Indústrias de Reciclagem Animal, onde os participantes que implementarem o programa receberão um Selo de Qualidade.

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançam o Programa “Abra que aqui tem qualidade”. O Programa faz parte do convênio firmado entre a Abra e o Sebrae para a disseminação tecnológica do setor. O Programa de qualidade visa o aprimoramento das Indústrias de Reciclagem Animal, onde os participantes que implementarem o programa receberão um Selo de Qualidade.

O objetivo do Selo é aumentar a confiabilidade das gorduras e farinhas de origem animal, garantindo ainda que a empresa realiza todas as etapas do processamento dentro do padrão de qualidade exigido pela legislação. Para o Sr. Vinícius Marques , secretário executivo da Abra, o Selo é um grande avanço para a Reciclagem Animal Brasileira. “O Selo de Qualidade garante segurança ao mercado consumidor e agregação de valor aos produtores. O selo também é um atrativo para abrir as fronteiras comerciais com outros países, expandindo o comércio internacional de nossos produtos”.

O Programa para a obtenção do selo será divido em dois níveis: O primeiro avaliará a segurança microbiológica do sistema de fabricação garantindo que as empresas participantes realizam todas as medidas preventivas para se produzir um produto seguro sob o ponto de vista microbiológico onde será feito um levantamento da situação atual da planta, um relatório que descreverá os pontos que devem ser trabalhados para a obtenção do selo.

Para auxiliar na obtenção serão confeccionados manuais práticos que serão voltados para cada atividade exercidas pelo setor. Além dos manuais serão feitos treinamentos com toda a cadeia produtiva o que facilitará a aplicação da legislação. O programa se divide em etapas o que facilitará a obtenção do selo, pois quem não estiver com a planta dentro das exigências terá um prazo para a adequação e receberá uma nova visita para confirmação dos padrões.

Já o segundo nível, avaliará a segurança físico/química que garantirá as ausências de pesticidas, metais pesados e outros contaminantes como vidros, plásticos, entre outros. As empresas que buscarão essa certificação não terão custos de implementação. Para participar do Programa as Indústrias de Reciclagem Animal devem entrar em contato com o departamento técnico da ABRA através dos contatos abaixo:

Lucas Cypriano
E-mail: [email protected]
Telefones: 61-3201-7199/7198
As adesões devem ser feitas preferencialmente até o dia 04 de março.