Paraguai concede regime de zona franca para planta de biocombustíveis avançados
A medida consta de decreto presidencial assinado em 20 de janeiro e garante que as condições legais do projeto serão mantidas por 30 anos.
O governo paraguaio concedeu regime de zona franca para a primeira planta de biocombustíveis avançados do hemisfério sul e a terceira do mundo. Trata-se do projeto Omega Green, que será construído pela ECB Paraguay, liderado pelo brasileiro Erasmo Carlos Battistella. A medida consta de decreto presidencial assinado em 20 de janeiro e garante que as condições legais do projeto serão mantidas por 30 anos.
A planta tem investimento previsto em US$ 800 milhões e produzirá vinte mil barris por dia de diesel renovável e querosene de aviação renovável para exportação à Europa e à América do Norte. As obras devem começar no segundo semestre deste ano e durar 30 meses.
“Nosso compromisso com o Paraguai e com o governo é que estamos vindo ao país não para competir, mas para construir juntos e agregar valor às matérias-primas produzidas aqui. O Omega Green vai exportar sua produção, trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais ao país”, afirmou Erasmo Battistella em comunicado.
Assuntos do Momento

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição
Segundo os criadores, com a nova abordagem, é possível dobrar a produção e reduzir impactos ambientais

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.
Em 2023, o Grupo HEINEKEN no Brasil tem o compromisso de operar em todas as cervejarias do país com energia 100% renovável.

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia
Atualmente, Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis e biocombustíveis

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore