Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustivel

Panorama do Biogás no Brasil é atualizado e será apresentado nesta quarta-feira

Em formato de Nota Técnica, os especialistas debatem em bate-papo virtual tais resultados, parâmetros e principais tendências do mercado do biogás no Brasil.

Panorama do Biogás no Brasil é atualizado e será apresentado nesta quarta-feira

O Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, a Associação Brasileira de Biogás – ABiogás e o projeto GEF Biogás Brasil da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), apresentam nesta quarta-feira (22), os resultados da última atualização nacional sobre o número de plantas em operação, implantação, reforma e/ou reformulação, que fizeram uso energético do biogás até o ano de 2019. Em formato de Nota Técnica, os especialistas debatem em bate-papo virtual tais resultados, parâmetros e principais tendências do mercado do biogás no Brasil.

Para Daiana Gotardo, engenheira ambiental, pesquisadora do CIBiogás e consultora da UNIDO, as informações podem subsidiar o planejamento do setor de biogás. “A partir do levantamento é possível analisar o crescimento do segmento e visualizar as oportunidades que estão sendo geradas no país”. Até 2019 as plantas em operação no Brasil, foram responsáveis por uma produção de 1,3 bi Nm³ de biogás por ano. De acordo com o estudo, as plantas de pequeno porte representam 78% das unidades em operação.

BiogasMap

Para acompanhar o aproveitamento deste ativo energético no território brasileiro, foi criado o Biogasmap, uma ferramenta online, interativa e aberta ao público. Alimentada de forma colaborativa por múltiplas instituições, o Biogasmap permite consultar e emitir relatórios por estado, tipo de substrato e as diferentes aplicações do biogás. A ferramenta é atualizada anualmente com os resultados do Panorama do Biogás no Brasil. Para explorar a ferramenta, basta acessar: https://mapbiogas.cibiogas.org/

A engenheira química e gerente executiva da ABiogás, Tamar Roitman, acredita que o Biogasmap pode apoiar na decisão estratégica de produtores rurais, investidores, líderes de empresas e também aos gestores públicos. “Com o estudo é possível comprovar a evolução do setor em termos de geração de emprego e renda, redução de impactos ambientais para que o poder público compreenda a relevância do biogás”, afirma. E para fechar este bate-papo, Victor Ferreira, analista de dados da UNIDO, contribuirá com a perspectiva dos usuários do sistema e como esses resultados podem apoiar os agentes do setor.

Programação

O bate-papo virtual acontecerá em formato de webinar (vídeo conferência online onde a audiência participa enviando comentários e perguntas aos conferencistas em tempo real), nos dias 22, 23 e 24 de abril, a partir das 14h. Promovido pelo CIBiogás, a série “Webinars – Negócios para Fornecedores da Cadeia de Biogás” faz parte da Semana Especial para prestadores de serviços do setor.

No dia 23 a conversa será sobre as tendências de mercado a respeito da geração de energia elétrica com o biogás, atributos e benefícios da fonte e possíveis modelos de negócios. Péricles Pinheiro Filho, diretor de desenvolvimento de negócios da CHP Brasil, enriquece o debate com especialistas do Centro. No dia 24 o Novo Mercado de Gás entra em pauta com a participação da professora Fernanda Delgado, da FGV Energia. Os temas da sexta-feira são: as novas oportunidades de negócios com a saída da Petrobras no transporte e distribuição do gás natural, bem como o biometano pode compor esse novo cenário. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site, www.cibiogas.org.