ONU lança o 'Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos'
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada durante a Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Com o incentivo a fontes renováveis, a cúpula espera alcançar suas metas até 2030. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.
O evento solicitou o apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.
"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.
Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Mas, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.
De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importar combustíveis fósseis.
O secretário-geral falou sobre os diversos benefícios dos objetivos fixados para 2030. Para ele é uma forma de "reduzir a pobreza, oferecer oportunidades a todos, dinamizar a economia e lutar contra a mudança climática", resume.
A Cúpula Energia Mundial do Futuro é um congresso que ocorre anualmente. Realizado pela empresa Masdar, dos Emirados Árabes, que se dedica à pesquisa e à promoção de energias renováveis. Neste ano, é esperado cerca de 26 mil visitantes e 600 empresas de todo o mundo.
Assuntos do Momento

O FUTURO E OS ALIMENTOS - A dependência do Brasil com relação aos minerais (fertilizantes)
Por André Cabral de Souza, Economista, Especialista em Engenharia Econômica e MSc em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)