ONU lança iniciativa 'energia sustentável para todos
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou nesta segunda-feira uma iniciativa que designa 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, com o objetivo de alcançar suas metas até 2030.
Durante a Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Ban convocou governos, setor privado e sociedade civil para apoiar ativamente a ideia.
"Este é o momento propício para esta iniciativa", afirmou.
O plano tem três metas: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética, dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.
O secretário-geral da ONU disse ter designado um "grupo de alto nível de [representantes] de negócios, finanças, governo e sociedade civil para liderar as ações da iniciativa".
"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse Ban aos participantes da conferência.
"Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos animais para cozimento e aquecimento", afirmou.
Assuntos do Momento

O FUTURO E OS ALIMENTOS - A dependência do Brasil com relação aos minerais (fertilizantes)
Por André Cabral de Souza, Economista, Especialista em Engenharia Econômica e MSc em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)