Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

ONS prevê alta de 6,6% do consumo de energia em novembro

Novembro marca o fim do período seco, quando o volume de chuvas é mais fraco no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

ONS prevê alta de 6,6% do consumo de energia em novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o consumo de energia no sistema nacional alcance 65.113 megawatts (MW) médios, no fim de novembro, com alta de 6,6% em relação a igual período do ano anterior. Os dados fazem parte de relatório semanal sobre a operação mensal do sistema, divulgado pelo órgão.

Com relação ao subsistema Sudeste / Centro-Oeste, o maior do país, o ONS prevê que o consumo de energia totalize 38.931 MW médios, com alta de 5,8% na comparação com novembro do ano passado. O aumento previsto se deve ao maior número de dias úteis em novembro deste ano.

Já a comparação do consumo de energia na região Norte continua impactada pela entrada de Manaus no Sistema Interligado Nacional (SIN), em junho. Com isso, a expectativa do ONS é que o consumo de energia na região totalize 5.219 MW médios, volume 27,3% superior ao obtido em novembro de 2012. Retirando o efeito da interligação de Manaus, o crescimento previsto é da ordem de 1,1%.

Segundo o ONS, a região Nordeste continuará registrando altas taxas de crescimento do consumo de energia. A expectativa para a região é alcançar um consumo de 10.060 MW médios, montante 5,2% superior ao apurado em novembro de 2012. A previsão de crescimento, segundo o operador, “reflete a expectativa de continuidade do bom desempenho da atividade econômica da região”.

Com relação ao Sul, o ONS prevê que o consumo de energia alcance 10.904 MW médios em novembro, volume 2,7% maior que o obtido no mesmo mês do ano passado. De acordo com o operador, apesar da expectativa de manutenção do bom desempenho do setor agroindustrial, o crescimento mais fraco deve ser influenciado por uma base mais alta, pelas elevadas temperaturas registradas em novembro de 2012.

Reservatórios – O ONS prevê que os reservatórios das hidrelétricas do Nordeste terminem novembro com nível de armazenamento de 22,7%. O volume é inferior à cota atual, de 25,2%.

Segundo o relatório semanal sobre a programação mensal do sistema, divulgado pelo órgão, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento do país, devem chegar ao fim de novembro com volume acumulado de 41,6%.

Hoje, os lagos das hidrelétricas do subsistema marcam 44,8% de armazenamento. Com relação ao Norte, o operador estima que os reservatórios alcancem 31,7% no último dia do mês, com queda em relação à marca atual de 36%.

Devido ao quadro crítico no Norte, que levou o nível do reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, a atingir a cota de 60,5 metros, o operador determinou o desligamento das quatro unidades geradoras remanescentes na fase 2 da usina. Com isso, foi reduzido em 3 mil megawatts (MW) a disponibilidade de energia da hidrelétrica.

Na região Sul, os reservatórios das hidrelétricas, que estão com 93% de armazenamento, devem chegar ao fim de novembro com 87,6% de estoque.

Novembro marca o fim do período seco, quando o volume de chuvas é mais fraco no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.