Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Ônibus sem motorista estreia na Alemanha

Companhia ferroviária Deutsche Bahn introduz ônibus autônomo para levar passageiros ao longo de um percurso pré-programado na Baviera. Em caso de emergência, motorista humano pode assumir o controle

Ônibus sem motorista estreia na Alemanha

.Um ônibus sem motorista fez sua estreia nesta quarta-feira (25/10) na Alemanha, ao deixar seus primeiros passageiros em Bad Birnach, no estado da Baviera.

A rota, de oito minutos, vai das fontes termais da cidade até a área central e estação ferroviária. O ônibus EZ10 tem seis lugares sentados e seis para passageiros de pé. O passeio é gratuito.

É a primeira vez que um ônibus de direção autônoma é incorporado ao sistema de transporte público na Alemanha.

Entre os passageiros da viagem de estreia estava Richard Lutz, presidente da Deutsche Bahn, a poderosa companhia ferroviária alemã por trás do projeto piloto.

“Acabamos de andar de forma totalmente autônoma em direção a uma nova era de transporte”, afirmou Lutz depois da primeira viagem.

O veículo foi desenvolvido pela start-up francesa EasyMile. Ele está equipado com sensores que podem detectar obstáculos e ativar os freios.

Em Bad Birnach, o veículo se move ao longo de uma rota pré-programada com velocidade inicial limitada a 15 km/h, numa rua com limite de velocidade de 30 km/h.

De acordo com Sebastian Krieg, gestor do projeto, o miniônibus pode chegar a uma velocidade de 40 km/h.

Mas o veículo ainda não é capaz de contornar obstáculos por conta própria. Em caso de um carro estacionado em local errado ao longo do percurso, um motorista humano pode assumir o controle do veículo usando um joystick.

A partir de 2018, os novos ônibus serão testados também em cidades maiores alemãs, como Hamburgo.

“A condução autônoma se tornará uma realidade nas ruas alemãs”, afirmou Lutz.

Outras cidades do mundo, como Paris, Lyon, Las Vegas e Dubai, também já estão experimentando veículos autônomos.