Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Ônibus elétrico no Japão vai testar nova tecnologia da Nissan

Com isso, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido

Ônibus elétrico no Japão vai testar nova tecnologia da Nissan

Reprodução/Ciclo VivoA tecnologia desenvolvida para o Nissan Leaf, veículo 100% elétrico, será utilizada em um projeto de ônibus elétrico, cujos testes se iniciam em fevereiro no Japão. O objetivo é tornar o transporte público com zero emissões mais difundido e acessível.

Dirigida pela Universidade Kumamoto, a iniciativa reúne talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico. Faz parte do envolvimento contínuo da universidade com um projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos maiores como ônibus e caminhões. O teste nas ruas está programado para fevereiro na cidade de Kumamoto, no oeste do país.

Um obstáculo na criação de veículos elétricos de grande porte tem sido os altos custos de desenvolvimento e de peças, incluindo baterias e motores elétricos. Ao usar a tecnologia já concebida e aperfeiçoada pela Nissan, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido.

Chamado “Yoka ECO Bus”, o ônibus contará com três baterias, três motores elétricos e um inversor. A Nissan também está desenvolvendo uma caixa de câmbio dedicada para o ônibus e oferecendo suporte técnico. A empresa espera que a tecnologia possa ajudar o projeto a alcançar seu objetivo de criar ônibus ecológicos para sistemas de transporte público no Japão.