Tecnologia

Ônibus elétrico bate recorde fazendo 1.772 km com apenas uma carga

Mercado de elétricos é impulsionado por redução dos custos de baterias de íon lítio

Ciclo Vivo
27-Set-2017 16:17

Há uma semana, a empresa de transporte elétrico Proterra anunciou que estabeleceu um recorde mundial em direção de maior distância já percorrida por um veículo elétrico com uma única carga. O feito foi alcançado em New Carlisle, Indiana (EUA).

O modelo de ônibus “Catalyst E2 max” andou 1.772,2 quilômetros com velocidade média de 24 km/h. Nos últimos três anos consecutivos, a empresa demonstrou melhor desempenho em suas baterias. “Para o nosso ônibus elétrico quebrar o recorde mundial anterior de 1.631 quilômetros foi uma grande façanha”, disse Matt Horton, chefe comercial da Proterra.

A empresa espera que Catalyst E2 max surpreenda o mercado de automóveis devido ao baixo custo operacional por quilômetro em comparação com os ônibus convencionais movidos a combustíveis fósseis. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, os preços das baterias de íon de lítio caíram cerca de 72% desde 2010, e a economia de baterias continua a melhorar.

“Impulsionado pela melhor economia de custos por quilometragem, acreditamos que o business case para ônibus elétricos é superior a todas as outras aplicações e  será o primeiro mercado a transitar completamente para veículos com energia elétrica”, acredita Ryan Popple, CEO da Proterra.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia