Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

ONG desenvolve projeto que leva energia solar à Amazônia

O projeto tem o objetivo de ajudar os moradores dessas regiões, além de mostrar que a energia solar é uma solução sustentável, econômica e eficiente para regiões isoladas 

ONG desenvolve projeto que leva energia solar à Amazônia

Muitas regiões da Amazônia passam o período da noite no escuro total, isso porque a energia não chega até estes locais. Muitos acabam optando pela única solução que possuem: os geradores à base de combustíveis que duram poucas horas. A partir desta dificuldade, uma ONG desenvolveu um projeto para levar a energia solar à Amazônia.

O projeto tem o objetivo de ajudar os moradores dessas regiões, além de mostrar que a energia solar é uma solução sustentável, econômica e eficiente para regiões isoladas da maior floresta tropical do mundo. Assim, será possível abandonar os geradores tradicionais que exigem a compra e estoque de combustíveis, gerando mais gastos, e aproveitar de forma abundante a luz solar como fonte de energia gratuita.

A ONG responsável pelo projeto, junto ao ICMBio, arrecadou doações de 300 painéis solares antigos, que faziam parte do Prodeem (Programa de Eletrificação de Estados e Municípios) que hoje não existe mais. Esses painéis solares forem distribuídos em algumas comunidades de duas reservas extrativistas. Nestas regiões de conservação, os moradores utilizam os recursos naturais de forma sustentável.

Os moradores das comunidades precisam de energia para intensificar produções locais, como, por exemplo, as de mandioca e açaí. Ou seja, a necessidade de ter uma fonte de energia vai além de carregar aparelhos eletrônicos ou assistir à televisão. As comunidades também precisam da energia para conservar a comida.

Os painéis solares instalados estão suprindo essa demanda e também sendo utilizados para atividades como bombeamento de água de poços, a fim de ter menos contato com a água do rio, que causava, com certa frequência, problemas de saúde aos moradores. Agora, com toda a melhoria que a energia solar trouxe, os moradores não estão tendo mais esse problema.

A energia solar foi como um presente para os moradores das comunidades que estavam acostumados a usarem geradores barulhentos e falhos, lamparinas e até mesmo velas, que tinham duração de poucas horas. Agora, com a produção da energia solar, as famílias da região estão conseguindo notar a melhora na qualidade de vida.

Outras comunidades do Amazonas participaram de um projeto que passou a oferecer conhecimentos em informática, energias renováveis e preparação de jovens para o mercado de trabalho através da energia solar. Diversas reservas extrativistas na região do Amazonas estão recebendo energia solar.  Até mesmo uma usina solar fotovoltaica flutuante começou a ser produzida na região do Amazonas.

O Amazonas está investindo na implantação da energia solar. Além disso, o Estado tem o apoio da maior entidade do setor de energia renovável do Brasil, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), para desenvolver essa fonte de energia. O objetivo é conseguir mais incentivos para instalação da energia solar fotovoltaica como, por exemplo, isenções de impostos e linhas de financiamento.